O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) convocou toda a categoria para uma paralisação geral nesta terça-feira, 14, véspera do Dia do Professor, com o objetivo de pressionar o Governo do Estado a encaminhar o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação à Assembleia Legislativa.
A mobilização prevê suspensão total das atividades da rede estadual de ensino em todas as regionais do estado, com atos públicos em pelo menos doze municípios, incluindo Augustinópolis, Tocantinópolis, Araguaína, Colinas, Guaraí, Miracema, Pedro Afonso, Paraíso, Porto Nacional, Dianópolis, Gurupi e Arraias.
Em Palmas, a mobilização será conjunta entre as redes municipal e estadual no Dia do Professor, 15 de outubro, com ato público na Avenida JK, às 9h.
O PCCR da Educação está atualmente na Casa Civil para análise do governo, mas a categoria aguarda sua aprovação há mais de um ano. Com a mudança de gestão, o encaminhamento do plano à Assembleia Legislativa, que estava previsto para setembro de 2025 com implementação financeira, ainda não foi realizado.
De acordo com material enviado à imprensa pelo Sintet, o Governo do Estado afirmou que precisa analisar o plano antes de avançar. Para o sindicato, a demora injustificável. “Temos mantido diálogo com a nova gestão, mas é impossível manter a paciência diante da morosidade com que o processo vem sendo conduzido. Queremos a aprovação do PCCR já!”, declarou o presidente do sindicato, José Roque Santiago.
Comentários (0)