Sintras denuncia ao MPE transporte inadequado de servidores de Augustinópolis

Segundo o Sintras, esta não é a primeira vez que os servidores reclamam do perigo a que estão sendo submetidos, e o Sindicato já comunicou várias vezes a Secretaria de Saúde do Estado a grave situação

Sintras denuncia situação ao MPE
Descrição: Sintras denuncia situação ao MPE Crédito: Ascom/Sintras

O Sintras denunciou ao Ministério Público as condições de transporte disponibilizado aos servidores da saúde lotados no Hospital Regional de Augustinópolis que atualmente prestam serviços na unidade hospitalar no município de Araguatins.

 

Segundo o Sintras, esta não é a primeira vez que os servidores reclamam das dificuldades e do perigo que estão sendo submetidos durante o transporte para chegar ao trabalho, a diretoria do Sintras comunicou várias vezes a Secretaria de Saúde do Estado e a direção do Hospital apontando a grave situação.

 

Conforme relatos dos profissionais transportados pela Van para chegar ao hospital além das péssimas condições das estradas cheias de buracos, houve situações de motoristas irregulares para condução do veículo, o qual conduzia em alta velocidade colocando em risco a vida dos passageiros.

 

E a superlotação também era uma das reclamações, pois, quando os serviços de pediatria, ortopedia e obstetrícia do hospital de Augustinópolis foram transferidos para o município de Araguatins, em virtude da reforma da unidade hospitalar havia dois veículos que transportava os passageiros, mas um constantemente estava na oficina.

 

Com isso, o Sintras vinha cobrando do Governo uma solução para a situação antes que acontecesse qualquer fatalidade com os profissionais de saúde, mas, não houve interesse no caso por parte da gestão, então resolve solicitar a intervenção do Ministério Público.

 

No documento de nº 258/2015, no último dia 20, a presidência do sindicato reivindica a promotoria auxílio em defesa dos servidores, pois, diante da situação, há necessidade que a secretaria estadual de saúde garanta segurança a estes servidores disponibilizando veículos e motoristas cumprindo as exigências do código de trânsito brasileiro.

 

Além de ser encaminhada diretamente ao promotor Paulo Sérgio Ferreira Almeida na Comarca de Augustinópolis, também foi encaminhado ao comandante do CIPM de Araguatins Valdeone Dias da Silva e o comandante de Augustinópolis Auricélio da Cruz Souza.

 

Sobre os problemas relatados pelos servidores, a Secretaria de Estado da Saúde informou, por meio de nota enviada ao T1, que a van que faz o transporte está em bom estado de conservação e que são feitas várias viagens para que não haja superlotação.

 

Confira na íntegra a nota:

 

Secretaria de Estado da Saúde

Nota de Esclarecimento

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que devido às obras de reforma e ampliação do Hospital Regional de Augustinópolis a unidade foi descentralizada para Araguatins, sendo utilizada uma van para transporte dos funcionários.

Sobre a alegação de superlotação, a Sesau esclarece que a van realiza o deslocamento dentro da lotação permitida e faz várias viagens para completar o transporte de todos os funcionários.

A Sesau ressalta que o veículo de 2013/2014 está em bom estado de conservação e passa por manutenções periódicas, sendo que a última aconteceu na segunda-feira, 19 de outubro.

A secretaria informa ainda que está previsto para o final do ano o retorno de todos os serviços do hospital para Augustinópolis, com a entrega da reforma do prédio da unidade hospitalar, e com isso o fim do transporte de funcionários para Araguatins.

 

(Atualizada às 9h49 de 26/10)

Comentários (0)