Sociólogo Sérgio Roberto Alves assume Pasta da Igualdade Racial no Estado

Nomeação do novo titular da Pasta consta do Diário Oficial do Estado, publicado nesta quarta-feira, 14; ato foi assinado pelo governador Wanderlei Barbosa

Crédito: Divulgação

O Governo do Tocantins oficializou nesta quarta-feira, 14, a nomeação do professor e sociólogo Sérgio Roberto Jorge Alves para o cargo de Secretário de Estado da Igualdade Racial. O ato foi assinado pelo governador Wanderlei Barbosa. A nomeação, segundo a gestão, reforça o compromisso do Governo do Estado com a consolidação e o aprimoramento das políticas públicas de promoção da igualdade racial, enfrentamento ao racismo estrutural e defesa dos direitos humanos, pilares fundamentais para o desenvolvimento social e a justiça no Tocantins.

 

 

Sérgio Roberto Jorge Alves é sociólogo, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), reunindo sólida formação técnica, jurídica e acadêmica. Docente do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) desde o ano de 2011 – Campus Palmas, ministra a disciplina de Sociologia e atua como responsável técnico do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), onde desenvolve ações formativas e institucionais voltadas à valorização da história e da cultura afro-brasileira e indígena, à equidade racial e à educação em direitos humanos.

 

 

Com ampla experiência na gestão pública e no controle social, construiu uma trajetória reconhecida na formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas de igualdade racial. Foi dirigente nacional do SINASEFE – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – entre 2014 e 2018, período em que atuou pela democratização das instituições e pela valorização dos profissionais da educação. Desde 2024, preside o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR/TO), sendo responsável pela presidência das Conferências Estaduais de Promoção da Igualdade Racial no ano de 2025, e, entre 2023 e 2025, coordenou o Comitê de Direitos Humanos da Secretaria de Educação do Tocantins, liderando ações estruturantes de enfrentamento ao racismo, promoção da diversidade e garantia de direitos no âmbito das políticas educacionais.

 

 

Com a posse do novo secretário, o Governo do Tocantins reafirma sua disposição de aprofundar a agenda da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, fortalecendo o diálogo com a sociedade civil, os movimentos sociais e as instituições públicas,.

Comentários (0)