SSP-TO lança painel interativo com dados criminais de 2020 a 2025

Ferramenta permite comparações por ano, região e perfil das vítimas e autores

Crédito: Larissa Mendes/Governo do Tocantins

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) lançou nesta segunda-feira, 21, um novo painel interativo com dados estatísticos sobre a criminalidade no estado. A ferramenta reúne informações consolidadas de 2020 a 2025 em um ambiente virtual unificado, o que permite análises comparativas e facilita o acesso a informações por parte da população.

 

A plataforma foi desenvolvida pela Superintendência de Inteligência e Estratégia da SSP/TO, por meio do Núcleo de Coleta e Análise Estatística, e substitui o sistema anterior, que apresentava limitações e exigia consultas separadas para cada ano.

 

“Esse novo dashboard vem para substituir o sistema anterior que estava no site da SSP/TO. O modelo antigo já estava bastante defasado, ele não apresentava dados analíticos e só trazia informações do ano fechado, o que obrigava o usuário a abrir um novo painel para consultar estatísticas de anos anteriores”, explica o estatístico e desenvolvedor de TI do Núcleo de Coleta e Análise Estatística, Murilo de Paula Santos.

 

A nova ferramenta apresenta dados como taxa por 100 mil habitantes, variação entre anos, crimes por dia da semana, além de indicadores sobre Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e perfis de vítimas e autores. A nova central de dados cumpre estritamente o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Como acessar

O novo painel estatístico está disponível no site da SSP/TO. Basta acessar a página principal, clicar no menu superior na aba “estatísticas” e, em seguida, navegar até o botão para acesso ao painel. A primeira página traz um glossário de termos e as fontes dos dados.

 

O conteúdo é dividido em cinco painéis: dados gerais, estatísticas de CVLI, informações por região, perfil das vítimas e perfil dos autores. Há também um espaço dedicado a notas técnicas.

 

A SSP/TO reforça que os dados referentes ao ano de 2025 são preliminares e podem ser atualizados, conforme o andamento das investigações criminais. Clique aqui para acessar

Comentários (0)