Superendividados do Tocantins contarão com atendimento especializado no Procon

Implantação do setor de atendimento será feita inicialmente em Palmas, que tem os maiores índices registrados no Procon e, posteriormente, será levado a Gurupi e Araguaina

Capacitação sobre superendividamento
Descrição: Capacitação sobre superendividamento Crédito: Loise Maria/DPE-TO

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (ProconTocantins) anunciou que vai estruturar o setor de atendimento a consumidores incluídos no grupo dos superendividados. A implantação será feita inicialmente em Palmas, que tem os maiores índices registrados no Procon e, posteriormente, será levado a Gurupi e Araguaina, onde se concentram um número considerável de famílias em situação de inadimplência.

 

O superintendente Nelito Vieira Cavalcante está participando do curso com o tema “Diálogo sobre Superendividamento”, iniciado na última segunda-feira, na Capital,   junto com servidores do Procon dos 10 Núcleos regionais, onde são abordados exemplos e condutas para bem orientar as pessoas que vierem ao Procon em busca de solução para seus casos. Presentes na abertura o Defensor Público Geral do Tocantins Marlon Costa Amorim, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, Neuton Jardim dos Santos e o coordenador do Nudecon, Fabrício Brito.

 

A capacitação está sendo dada pelos palestrantes Patrícia Cardoso Maciel Tavares (Defensora Pública do Rio de Janeiro) e Carlos Eduardo Batalha Tardin (Gestor da Escola de Educação Financeira Rio Previdência), que repassam suas experiências de sucesso em negociações envolvendo 25 mil atendidos no Rio de Janeiro nos últimos cinco anos, conforme o professor Batalha.

 

O modelo apresentado por Batalha tem associação com a Defensoria Pública  atuando junto ao Núcleo de Defesa do Consumidor, área que concentra o atendimento ao superendividado. Ele recomenda atendimento individual pra ajudar as pessoas a se reorganizarem financeiramente com muita responsabilidade e empenho, utilizando passos e um modelo de funcionamento que atenda e satisfaça o consumidor.


 

Parceria

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE) é parceira do Procon através do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon) e o Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR). O curso é direcionado ao Procon, Defensoria Pública do Tocantins e órgãos que fazem parte do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor do Estado do Tocantins (Defensoria Pública da União, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - seccional Tocantins, Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Consumidor e a Economia Popular e Poder Judiciário).

(Com informações Ascom Procon Tocantins)

Comentários (0)