Surto de meningite no Maranhão provoca morte de duas pessoas: Semus emite alerta

Um surto de meningite no Sul do Maranhão pode ter causado a morte de sete pessoas. Até agora 21 casos suspeitos da doença estão sendo investigados. A Secretaria de Saúde de Palmas emitiu alerta.

Um surto de meningite na região Sul do Maranhão, divisa com Tocantins e Piauí, provocou a morte de duas pessoas e outros cinco óbitos estão sendo investigados. Outros 21 casos suspeitos da doença também estão sendo acompanhados. Das sete mortes registradas até agora, duas foram confirmadas como sendo provocadas por meningite.

 

O subsecretário de Saúde do Maranhão, José Marcio Leite, informou ao Portal T1 Notícias que os casos tiveram início no município de Sambaíba. “Trabalhadores deste município foram trabalhar na região de Uruçui, no Piauí, e ao retornar um deles apresentou sintomas da doença”, afirmou José Márcio.

 

De acordo com o subsecretário, este trabalhador teria participado de uma festa na cidade de Loreto onde transmitiu a doença para várias outras pessoas.

 

Combate à doença

Ainda de acordo com o subsecretário, equipes da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde estão na região Sul do Estado tomando todas as providências. “Deslocamos para lá uma UTI aérea para atender os casos de urgência”, informou.

 

O centro das operações para o controle da meningite na região foi montado na cidade de Imperatriz, onde há toda uma estrutura para atender aos casos suspeitos. “Todos os protocolos de atendimento da doença estão sendo seguidos rigorosamente e se houver necessidade de tratamento de urgência, o paciente será transferido para São Luis em uma UTI aérea”, garantiu José Márcio.

 

Entre as cidades que foram constatados casos de meningite estão: Sambaíba, Loreto, São Raimundo, Mangabeira e Feira Nova do Maranhão. De acordo com a Secretaria de Saúde do Maranhão, mais de 22 mil doses de vacina foram enviadas à região para atender à população.

 

Palmas emite alerta

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), através do Centro de Investigações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), emitiu Boletim de Alerta com recomendações para a população e viajantes para o risco de contágio de meningite depois de identificado surto da doença no Maranhão.


Os principais sinais da doença, que é transmitida pelas vias aéreas, são: dor de cabeça forte, febre alto de aparecimento súbito, rigidez de nuca, alterações do estado mental (como irritação e sonolência), náuseas e vômitos em jatos, manchas roxas no corpo semelhantes a machucados, erupções e pontos vermelhos na pele e sensibilidade à luz (fotofobia).

 

Recomendação

A recomendação da Semus é evitar permanecer em locais com grande aglomeração de pessoas, o que pode favorecer a transmissão da doença, assim como buscar ambientes ventilados e higienizados e, principalmente, lavar as mãos com frequência. É necessária atenção redobrada  entre as pessoas que estão em trânsito indo ou retornando para o estado do Maranhão.

 

Sesau faz monitoramento

A Sesau informou que está fazendo monitoramento nos municípios do Estado que fazem fronteira com o Maranhão e que já solicitou ao Ministério da Saúde, doses extras de medicamentos e vacinas contra a doença.

 

Comentários (0)