TCE/TO celebra 27 anos em sessão solene e homenageia diversas personalidades

Personalidades como o ministro emérito do Supremo Tribunal Federal, Ayres Brito receberam homenagens do Tribunal de Contas do Estado nas comemorações do 27 anos de sua criação no Tocantins

Ministro Ayres Brito é um dos homenageados
Descrição: Ministro Ayres Brito é um dos homenageados Crédito: Foto: Ascom TCE/TO

A tarde desta sexta-feira, 19, foi marcada por saudosismo, comemoração e homenagens em Sessão Solene Especial que celebrou os 27 anos do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. O presidente da Corte, conselheiro Manoel Pires dos Santos destacou a todos a trajetória do TCE/TO desde sua criação até os dias de hoje. “O trabalho (do TCE/TO) em sedes improvisadas, as obras deste e dos outros dois prédios e todo o processo de modernização pelo qual este Tribunal passou”. E declarou, “Ao relembrarmos a história, fazemos história”.

 

Durante o evento, o TCE/TO e o CRC/TO, por meio do presidente Sebastião Célio Costa Castro, entregaram homenagem póstuma ao advogado e técnico em contabilidade Francisco de Assis Brandão, que receberia o reconhecimento em solenidade alusiva aos 25 anos de criação do Tribunal, em 2014, mas faleceu na véspera do evento.  As placas foram entregues a sua filha, Cristiane Milhomem Brandão Vieira. Logo em seguida, autoridades e membros do TCE/TO realizaram a entrega da Medalha do Mérito Funcional e do Colar do Mérito Governador Siqueira Campos.

 

Falando em nome de todos os homenageados da Sessão Solene, o ministro emérito do Supremo Tribunal Federal, Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, não deixou de expressar seu contentamento em receber a honraria.

 

Ayres Britto, também, abordou o tema “O Regime Constitucional dos Tribunais de Contas”.   “Democracia é um processo e demanda tempo. Vamos traspassar essa fase de desalento e vamos experimentar a Constituição mais e mais”, destacou. Ainda em seu discurso, defendeu a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas (CNTC), além de citar as decisões do STF que vêm transformando o país desde o surgimento da Constituição de 88. “Democracia é transparência. O melhor desinfetante ainda é a luz do sol, tudo vem a lumiem em uma democracia”, expressou o ministro emérito.

 

Foram homenageados

O ministro emérito do STF, Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto; ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Ribeiro Nardes; ministro emérito do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Diniz de Aguiar; presidente da ATRICON, conselheiro Valdecir Fernandes Pascoal; presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Sebastião Helvécio Ramos de Castro, representado pelo conselheiro Ouvidor do TCE/MG, José Alves Viana; presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, deputado Osires Damaso; ex-governador do Estado, Raimundo Nonato Pires dos Santos; presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Ângela Prudente; desembargadora do Tribunal de Justiça, Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa; presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Gonçalves de Melo; presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo da Paixão Santos Araújo; conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Wanderley Geraldo de Ávila; conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Carlos Pinna de Assis; presidente do TCE/MS, Waldir Neves Barbosa, representado pelo vice-presidente, conselheiro Ronaldo Chadid; conselheiro do TCE/AM Júlio Assis Corrêa Pinheiro; conselheiro do TCE/TO, Alberto Sevilha; procurador-geral de Contas, Zailon Miranda Labre Rodrigues; procuradora do Ministério Público de Contas, Raquel Medeiros Sales de Almeida; procurador do Estado do Tocantins e atual subsecretário da Casa Civil, Murilo Centeno; Joaquim José de Oliveira Júnior, representando os familiares do procurador aposentado do Ministério Público de Contas Joaquim José de Oliveira, que faleceu no início deste mês; vice-presidente da Jacoby Fernandes e Reolon Advogados, Jaques Fernando Reolon; professor de direito disciplinar Léo da Silva Alves; assessora de planejamento e desenvolvimento Institucional da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), Maria Luiza da Consolação Pedroso Nascimento; presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires; superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antônio Henemann.

Comentários (0)