O Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) celebrou 37 anos nesta quarta-feira, 4, com uma sessão solene que marcou a abertura do ano institucional de 2026. O evento reuniu o primeiro escalão dos poderes estaduais e convidados internacionais para a entrega de honrarias e a posse de Marcos Antonio da Silva Modes como o novo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), indicado durante a gestão interina do vice-governador Laurez Moreira.
A cerimônia serviu para reforçar a transição do Tribunal de um perfil punitivo para um papel mais orientador. O novo procurador-geral destacou que a meta para o biênio 2026-2027 é a atuação preventiva.
"Atuamos em harmonia com os gestores para que os atos sejam realizados da forma correta, evitando que sejam considerados nulos ou irregulares no futuro", pontuou Modes.
O governador Wanderlei Barbosa, presente no evento, seguiu a mesma linha, afirmando que a Corte hoje atua em diálogo com o Executivo para garantir a eficiência na aplicação do dinheiro público. O presidente do Tribunal, Alberto Sevilha, aproveitou a data para destacar a "trajetória de excelência" da instituição, criada logo após a fundação do Estado, em 1989.
Homenagens e Presenças
A solenidade contou com a entrega do Colar do Mérito Governador Siqueira Campos — a maior honraria do órgão. O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, representou a família do patrono da medalha em um momento de homenagem póstuma.
Também foram agraciadas personalidades como Edilberto Carlos Pontes Lima, presidente do Instituto Rui Barbosa, que definiu a honraria como um "compromisso com a qualidade institucional", e o juiz presidente do Tribunal de Contas de Angola, Sebastião Domingos Gunza.
Comentários (0)