O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) entregou o Selo Município Amigo do Futuro a 137 cidades que atingiram metas em políticas públicas voltadas à primeira infância. A solenidade, realizada nesta quinta-feira, 12, no Tribunal de Justiça (TJTO), marcou o encerramento da edição 2025 e o lançamento da etapa 2026 do programa, momento em que, para representar os sonhos de milhares de crianças tocantinenes, novos aviões de papel foram lançados simbolicamente por mãos comprometidas com o futuro — prefeitos, prefeitas e parceiros do projeto.
A certificação reconhece indicadores em saúde, educação e proteção social. O presidente do TCETO, conselheiro Alberto Sevilha, afirmou que o estágio atual "está mostrando para todo o Brasil e também para o exterior que o Tocantins veio para mudar paradigmas". Já o coordenador da iniciativa, conselheiro Severiano Costandrade, reiterou que "os primeiros anos são decisivos para a formação de homens e mulheres".
A edição 2026 ampliará o escopo para os ensinos fundamental, médio e superior. O cronograma prevê capacitações regionais em 12 municípios prioritários para fortalecer o controle social e a escuta ativa da sociedade.
Eduardo Siqueira destaca reconstrução social em Palmas
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu a honraria acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Polyanna Siqueira Campos. O gestor ressaltou que o selo simboliza o cuidado com o desenvolvimento infantil e reflete investimentos em merenda escolar, saúde e segurança alimentar.
O prefeito lembrou também que a capital foi uma das quatro capitais brasileiras reconhecidas com o Selo Betinho de Combate à Fome, concedido pela Ação da Cidadania, resultado das políticas voltadas à garantia do direito à alimentação.
"Este selo significa que nós nos dedicamos ao que há de melhor na nossa sociedade, que são as nossas crianças", declarou o prefeito. Eduardo Siqueira Campos pontuou ainda que a capital reconstruiu o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para ampliar o suporte a famílias vulneráveis e, ao final, parabenizou as instituições envolvidas na iniciativa. “Vejo esse reconhecimento com muito otimismo e parabenizo o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins pela iniciativa, assim como todas as instituições envolvidas”, concluiu.
Rede de parceiros do Primeira Infância
Integram a iniciativa o Governo do Tocantins, Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Ministério Público do Tocantins (MPTO), Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (SES), Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Controladoria-Geral da União (CGU), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), UNICEF, FIETO, Energisa, BRK e Hospital de Amor, entre outras instituições.
Comentários (0)