Técnicos do Ministério da Saúde visitam nesta manhã maternidade Dona Regina

A médica responsável pela UTI Neonatal, que segundo rumores havia sido exonerada, desmentiu a informação e disse que pode reabrir a UTI hoje. Sesau afirma que já abasteceu a unidade...

UTI Neonatal está fechada
Descrição: UTI Neonatal está fechada Crédito: Ascom/Sesau

Chegou às 10 horas da manhã desta sexta-feira, 30, a comissão técnica do Ministério da Saúde que vai averiguar in loco a situação do Hospital Maternidade Dona Regina em Palmas. A vinda é uma resposta à solicitação dos três senadores tocantinenses, Vicentinho Alves (SD), Ataides de Oliveira (PROS) e Kátia Abreu (PMDB), que foram até o Ministério da Saúde nesta quarta.

As informações são de que a comissão deve averiguar as aplicações dos recursos federais na saúde pública no Tocantins e propor saídas para a crise que atinge o setor e ainda, verificar a situação da maternidade que nesta semana, teve sua UTI Neonatal fechada.

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) não confirmou se a equipe irá ao Hospital Dona Regina. Segundo a assessoria, a Sesau aguardava a chegada dos técnicos para acompanhá-los aonde eles se propuserem a ir.

A secretária executiva do Ministério da Saúde, que se reuniu com os senadores, disse na reunião que iria tratar com urgência a questão do Dona Regina.

 

Desmentindo rumores

Após rumores na tarde desta quinta-feira, 29, de que a chefe da UTI do Dona Regina, Solange de Freitas Vieira, teria sido dispensada do cargo por se negar a reabrir a unidade, a médica negou por telefone ao T1 Notícias na manhã desta sexta que tenha sido exonerada. Conforme a médica, ela recebeu uma ligação do secretário da Saúde, que não estava compreendendo o motivo da UTI continuar fechada.

“Houve uma conversa com o secretário sim, mas foi tudo esclarecido, no sentido de se explicar como funcionam as coisas dentro de uma UTI. Estamos aguardando o restante dos materiais que estavam faltando chegar, o que deve ocorrer ainda hoje. Depois disso vamos organizar os pacientes e os mesmos serão encaminhados para a UTI”, explicou a diretora, que declarou que no momento cinco pacientes estariam aguardando o encaminhamento.

 

Abastecimento

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que desde a segunda-feira, 26, vem abastecendo a maternidade Dona Regina e que nesta quinta-feira, 29, entregou o último medicamento que estava em falta da UTI Neonatal, o surfactante. A medicação é usada em bebês prematuros que nascem antes de completar 32 semanas de vida e serve para o amadurecimento do pulmão. 

 

Saiba mais:

Comissão federal vai averiguar aplicação de recursos na saúde no Tocantins

Senadores do Tocantins vão juntos ao Ministério da Saúde pedir providências

Comentários (0)