O governo Wanderlei Barbosa vai retomar imediatamente após o período vedado - que foi o período eleitoral - a execução do programa conhecido anteriormente com o nome TO Mais Jovem.
A informação foi dada pelo secretário de Governo, Jairo Mariano, durante extensa entrevista à jornalista Roberta Tum, no programa “Papo Franco”, que foi ao ar esta semana no canal do Youtube do T1 Notícias.
“Houve uma paralisação aí, com questionamentos judiciais e uma orientação do próprio Tribunal de Contas, que já foi superada e nós só não contratamos 6 mil jovens devido ao período de vedação eleitoral”, informou o secretário de Governo.
Segundo Mariano, este e outros programas devem ser retomados por estarem na pauta social do governador Wanderlei Barbosa. “Sobre a distribuição de leite, com certeza é importante e vou buscar esta informação de por que ainda não foi retomada”, garantiu o secretário.
Voltando a falar com o portal por telefone nesta quinta-feira, 20, o secretário informou que os programas estão com recursos garantidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias que tramita na Assembleia Legislativa.
No caso dos dois programas, capacitação de jovens e distribuição de leite em pó para mãe de lactantes de baixa renda, os recursos já estão garantidos pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep).
Plano de geração de empregos e exploração de minérios
Também com foco no emprego e renda, o secretário destacou um plano de captação de investimentos para o Estado, que está em fase de planejamento pelo secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima, e que será executado dentro do planejamento do Estado para os próximos quatro anos.
O segmento de exploração de minérios, segundo Jairo Mariano, é um forte propulsor da economia que tem sido subestimado nos últimos anos e que o governo de Barbosa pretende incentivar com foco numa exploração ordenada e cuidadosa sob o ponto de vista ambiental para os próximos quatro anos.
Dados do relatório Education at a Glance 2022, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgados no dia 3 de outubro, apontam que o Brasil possui 35,9% em proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não conseguem emprego e nem continuar os estudos, sendo o segundo país com a maior taxa. Dessa porcentagem, o Tocantins tem 23%. Leia mais sobre o assunto neste link.
Comentários (0)