TJTO inicia Ano Judiciário/2026 com Tribunal Pleno ampliado e foco em acessibilidade

Durante a cerimônia, a presidente, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, celebrou um ano de gestão e reafirmou o compromisso com uma Justiça célere, transparente e cada vez mais próxima da sociedade

Crédito: Divulgação Cecom/TJTO

A instalação do Ano Judiciário de 2026 no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), realizada nesta segunda-feira, 2, marcou um momento histórico para a magistratura estadual. A solenidade foi a primeira sessão do Tribunal Pleno após a ampliação do colegiadoainda em dezembro de 2025, que passou de 12 para 20 desembargadores. Durante a cerimônia, a presidente da Corte, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, celebrou um ano de gestão e reafirmou o compromisso com uma Justiça célere, transparente e cada vez mais próxima da sociedade tocantinense.

 

 

Ao apresentar o balanço das atividades de 2025, a magistrada destacou que os avanços registrados são frutos de um esforço coletivo entre magistrados e servidores. Entre as iniciativas de maior impacto, citou o projeto Jus em Ação, que levou serviços judiciais e ações de cidadania ao interior do estado. A presidente também enfatizou o fortalecimento das políticas de equidade e inclusão, exemplificadas pela novidade nas sessões do Pleno, que agora contam com legendas simultâneas em tempo real, somando-se à tradução em Libras para ampliar o acesso à informação. 

 

 

O fortalecimento democrático por meio do diálogo institucional também deu o tom dos discursos. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Pedro Nelson, ressaltou que 2025 foi um ano de intenso trabalho técnico e inovação na governança de dados, assegurando que o foco para 2026 permanece na resolutividade e na promoção de direitos. Representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e OAB acompanharam a sessão e reforçaram a importância da união entre os órgãos do Sistema de Justiça para garantir a estabilidade das instituições e o atendimento eficiente ao cidadão.

 

 

Autoridades e Representatividade Institucional

A solenidade reuniu diversas lideranças que compuseram a mesa de honra, incluindo o vice-governador, Laurez Moreira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alberto Sevilha; o presidente da OAB Tocantins, Gedeon Pitaluga Júnior; e o defensor público-geral, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves. Também estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior; a vice-presidente da Asmeto, juíza Odete Almeida, além de secretários de Estado, representantes da Prefeitura de Palmas e membros do Ministério Público Federal e associações de classe. 

Comentários (0)