TO estrutura abatedouros municipais para fomentar desenvolvimento regional

Encontro coordenado pela Sics integra planejamento estratégico para fortalecer a produção local, formalizar atividades e ampliar oportunidades nos pequenos municípios

Crédito: Arthur Bordin/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), realizou, nesta quinta-feira, 12, uma reunião de alinhamento com prefeitos, secretários municipais e órgãos estratégicos para discutir o planejamento, a regularização e o fortalecimento de abatedouros, frigoríficos e matadouros municipais, como parte da política de desenvolvimento econômico e descentralização da economia no estado.

 

 

Segundo o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Milton Neris, a ação integra uma estratégia estruturante voltada à interiorização do crescimento e ao fortalecimento das cadeias produtivas. “A iniciativa reforça o papel do Governo do Tocantins como indutor do desenvolvimento regional, ao promover políticas públicas voltadas à descentralização do crescimento econômico, ao fortalecimento das cadeias produtivas e à geração de oportunidades nos municípios, contribuindo diretamente para a dinamização da economia e para a formalização das atividades produtivas em todo o estado”, destacou.

 

 

Durante o encontro, gestores municipais apresentaram as principais demandas relacionadas à estruturação e regularização das unidades de abate, destacando a necessidade de equipamentos que atendam à produção local e aos pequenos comerciantes. O prefeito de Couto Magalhães, Jesus Evaristo Cardoso, ressaltou que a ausência de estrutura adequada impacta diretamente a economia local. “Precisamos de um abatedouro municipal que atenda a nossa realidade. Hoje, as estruturas existentes não suprem a demanda dos açougueiros, e a regularização representa não apenas organização sanitária, mas também desenvolvimento para a cidade e para a classe produtiva”, afirmou.

 

 

Segundo o gestor, a regularização das atividades também é uma resposta às exigências sanitárias e à necessidade de combater práticas informais, fortalecendo a cadeia produtiva com mais segurança jurídica e qualidade na comercialização de alimentos.

 

 

O prefeito de Nova Olinda, Júlio César Ramos Brasil, destacou que o município apresentou projetos voltados à implantação de abatedouros de aves e pescado, com foco na organização das cadeias produtivas regionais. “Saímos da reunião com uma expectativa muito positiva. Estruturar essas cadeias produtivas significa organizar a produção de alimentos, ampliar a comercialização e impulsionar a economia do município e de toda a região”, pontuou.

 

 

Participaram do encontro representantes de 11 municípios: Aguiarnópolis, Araguatins, Nova Olinda, Araguaçu, Augustinópolis, Barrolândia, Dois Irmãos do Tocantins, Itacajá, Miracema, Crixás do Tocantins e Couto Magalhães. A iniciativa integra uma estratégia estadual voltada à organização das cadeias produtivas locais, agregação de valor à produção pecuária e geração de emprego e renda, especialmente em municípios de pequeno e médio porte.

 

 

A reunião contou ainda com a participação técnica da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea).

 

 

“Esse alinhamento fortalece a indústria de proteína animal e demonstra o compromisso do Governo com o desenvolvimento sustentável do setor.  A Adapec se coloca à disposição para orientar e auxiliar na área de inspeção animal, com o trabalho técnico das nossas equipes, garantindo que os empreendimentos avancem com segurança, dentro das normas exigidas pela legislação, assegurando a qualidade dos produtos ofertados à população e o crescimento das agroindústrias”, afirmou o presidente da Adapec, Rodrigo Guerra.

Comentários (0)