O secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, esteve em Brasília nesta quarta-feira, 8, para apresentar ao Ministério da Educação (MEC) e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) um conjunto de solicitações voltadas à liberação de recursos para o Tocantins. A agenda contou com a presença do senador Irajá.
Nos documentos encaminhados à presidente do FNDE, Fernanda Macedo Pacobahyba, Hercules Jackson solicitou a liberação de convênios e termos de compromisso que somam mais de R$ 30 milhões em investimentos.
Entre as demandas estão a construção dos Centros Profissionalizantes de Palmas e Arraias, a execução de obras de escolas de tempo integral e o ressarcimento de valores já aplicados em parcerias anteriores. O objetivo da Secretaria é garantir avanços em obras e programas educacionais no estado.
Durante a reunião, o secretário Hércules Jackson reforçou que o governo do Tocantins tem atuado de forma integrada para garantir o avanço das políticas educacionais. “Estamos empenhados em fortalecer a cooperação com o ministério da Educação e o FNDE, buscando soluções para projetos que impactam diretamente a infraestrutura escolar e a melhoria do ensino em todo o Estado”, disse.
Eficiência e Estrutura
Também foi solicitada a autorização para uso de saldos remanescentes na implantação de sistemas de energia solar em três escolas estaduais, para ampliar a eficiência energética da rede e beneficiando mais de 2,5 mil estudantes. As demandas incluem ainda a liberação de recursos para aquisição de mobiliário e equipamentos escolares, além do repasse de valores destinados à produção de materiais didáticos voltados à alfabetização dos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental.
O ministro da Educação, Camilo Santana, reconheceu o empenho do Estado e reafirmou o apoio do governo federal. “Pode ficar certo de que vamos avaliar tudo com muito carinho, para que a educação no Tocantins continue avançando cada vez mais”, afirmou o ministro.
Comentários (0)