TO tem 100% de adesão ao PSE; programa levará vacinação e nutrição às escolas

Além de vacinação e nutrição, programa levará saúde sexual, prevenção à obesidade e cultura de paz às escolas do Tocantins

Crédito: Reprodução/Internet

O Tocantins alcançou adesão total ao Programa Saúde na Escola (PSE), com todos os municípios inscritos no prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde. A iniciativa, coordenada em parceria com o Ministério da Educação, leva ações integradas de saúde para unidades de ensino públicas e prevê o atendimento desde cuidados físicos até apoio emocional e social.

 

O programa prevê a realização de 14 ações, com ênfase em cinco eixos prioritários: saúde mental; saúde sexual e reprodutiva; alimentação saudável e prevenção da obesidade; verificação da situação vacinal e promoção da cultura de paz e direitos humanos.

 

Segundo Eunicelha Lemos, técnica responsável pelo PSE no estado, “o programa é uma política fundamental que integra saúde e educação para promover o bem-estar e o desenvolvimento integral dos estudantes. Por meio de ações sobre temas como saúde mental, prevenção de violências, direitos humanos e promoção de cultura e paz, o PSE cria um ambiente que valoriza a voz e a ação dos estudantes, que não somente aprendem sobre questões de saúde, mas também podem identificar desafios em seu ambiente e propor soluções, fortalecendo sua autonomia e capacidade de liderança”.

 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), com o Programa Saúde na Escola (PSE), as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) serão articuladas junto às ações das redes de educação básica pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis.

Comentários (0)