Tocantinenses que estudam na Bolívia devem chegar em Palmas nesta quarta-feira, 22

Ao desembarcarem na Capital, os estudantes passarão por exames para diagnosticar se estão ou não com a Covid-19; nesta nova missão, dois ônibus e uma van foram disponibilizados para a repatriação.

Crédito: Divulgação/Gote-Polícia Civil

Os 58 estudantes do Tocantins que cursam ensino superior na Bolívia saíram de Corumbá (MS) e devem cegar em Palmas nessa quarta-feira, 22. A missão de trazer de volta esses jovens tocantinenses em meio à pandemia do novo coronavírus está sendo realizada por uma equipe da Casa Militar do Tocantins e do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote). 

 

Ao desembarcarem na Capital, os estudantes passarão por exames para diagnosticar se estão ou não com a doença.  Nesta nova missão, dois ônibus e uma van foram disponibilizados para fazer a repatriação desses estudantes, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. As ações foram destacadas pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse, em vídeo publicado nas redes sociais.

 

Devido à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, alguns países fecharam as suas fronteiras com o Brasil, dentre eles a Bolívia, o que estava impedindo que os estudantes tocantinenses que estavam naquele país pudessem retornar ao Estado.

 

Paraguai

 

Outro grupo de estudantes conseguiu sair do Paraguai e retornaram ao Tocantins na noite de domingo, 19. Os estudantes saíram na tarde do sábado, 18, de Ponta Porã-MS . Ao chegar à Capital, os estudantes foram levados diretamente para o Hospital Geral de Palmas (HGP), onde foram submetidos a testes rápidos para possível diagnóstico de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus.

 

Protocolo da Saúde

 

A vinda dos estudantes tocantinenses que estavam fora do país está sendo acompanhada de perto pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os ônibus disponibilizados pelo Governo foram higienizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que também realizou vistoria nos embarques. 

Comentários (0)