Tocantinenses vão escolher a luminária que representará o Estado no Brasil

Votação do concurso “Soul Brasil” já está aberta e a peça vencedora será fabricada como símbolo do Tocantins

Crédito: Fausto Paiva

A criatividade tocantinense agora está nas mãos do público. A votação popular que vai eleger a luminária símbolo do Tocantins no concurso nacional de design “Soul Brasil” já está aberta desde ontem, 22 de maio, e segue até terça-feira, 27 de maio. A votação acontece por meio deste link. O anúncio do vencedor será feito na parte da tarde, durante uma live no perfil oficial da Metaldomado no Instagram (@metaldomado).

 

Três luminárias foram selecionadas como finalistas e cada uma delas carrega em sua concepção elementos que representam a história, a natureza e as tradições do Tocantins. A luminária “Meu Sol”, criada pelo arquiteto Raphael Santos, foi inspirada na relação afetiva do povo tocantinense com o sol, presente na bandeira do estado e nos pores do sol sobre o Lago de Palmas. “Meu desejo é que as pessoas sintam o mesmo encantamento que me inspirou a criar o ‘Meu Sol’”, explica Raphael.

 

A peça “Areias do Jalapão”, assinada por Tom Reis, presta uma homenagem às dunas douradas do Jalapão, às comunidades quilombolas e à força da paisagem tocantinense. Com formas orgânicas e cores que remetem ao cerrado, a criação busca traduzir a dualidade entre a aridez do solo e a riqueza cultural do estado. “Essa luminária nasce como um tributo à força silenciosa dessa gente e à poesia que mora nas curvas do tempo e no brilho do pôr do sol mais bonito do hemisfério sul”, comenta Tom.

 

Já a luminária “Buriti”, de Fausto Paiva Neto, celebra a palmeira símbolo do cerrado, reconhecida por sua importância cultural, econômica e ambiental para o Tocantins. A peça traz elementos que remetem às escamas do fruto e à cor vibrante do buriti. “A luminária Buriti é uma celebração das nossas raízes. Me inspirei na força e na beleza do buriti, que representa o Tocantins. É mais que luz, é identidade”, afirma Fausto.

 

Para o empresário Danilo Brentini, CEO da My Leds e organizador do concurso no Tocantins, a participação do público é essencial para dar ainda mais força ao projeto. “Mais do que escolher uma luminária, é escolher uma história, um sentimento e um símbolo que representa quem somos. É uma oportunidade de valorizarmos o design autoral, nossa cultura e mostrar para o Brasil a força da criatividade tocantinense”, destaca Danilo.

 

Comentários (0)