O Tocantins recebeu o Selo Ouro no Compromisso Nacional com a Alfabetização, divulgado nesta quinta-feira, 5, pelo Ministério da Educação (MEC). A proposta do Governo Federal é reconhecer os esforços das secretarias estaduais de educação em prol do ensino e integra o Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ação que visa garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
No Tocantins, as ações são implementadas por meio do programa Alfabetiza Mais Tocantins. De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), a meta é atender 78 mil estudantes dos 139 municípios, com um investimento de R$ 8 milhões em ações desenvolvidas pela pasta, destinadas à formação continuada dos profissionais, à concessão de bolsas para articuladores e formadores, à entrega de material estruturado para professores e estudantes, além da premiação das boas práticas.
Ainda conforme o órgão, em todo o estado são beneficiados 56 mil estudantes e dois mil professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Na Educação Infantil - Pré Escola, o atendimento é para 22 mil crianças e cerca de 2.300 professores.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, o Selo Ouro reflete o compromisso da gestão estadual em promover políticas públicas eficazes para a alfabetização, alinhadas às metas do PNE. “Estamos muito satisfeitos com esse resultado que é reflexo das ações implementadas pelo Governo do Tocantins com foco no planejamento, na gestão estratégica, nos investimentos e no apoio aos municípios, para que todas as crianças das escolas públicas tocantinenses possa estar alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental”, destacou Fábio Vaz.
Primeiro do ranking
No mês de maio, o Tocantins foi reconhecido pelo Ministério da Educação como o estado que mais evoluiu na alfabetização de crianças, com o índice de 44% alcançado ainda em 2023. O indicador do estado é 30 pontos percentuais maior do que o desempenho apresentado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, além de estar 6 pontos percentuais acima da avaliação de 2019 (38%). Para 2024 a meta é 50% e a previsão é que os resultados sejam divulgados em janeiro.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca ainda recompor a alfabetização nos anos iniciais por meio de: organização de um regime de colaboração e corresponsabilização entre a União, os estados e os municípios, com metas pactuadas; monitoramento e acompanhamento; estratégias de apoio técnico e financeiro para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas; oferta de materiais didáticos complementares para estudantes e de materiais pedagógicos para professores; sistemas de avaliação da alfabetização; além de estratégias formativas e orientações curriculares.
Confira aqui o ranking dos municípios tocantinenses premiados pelo Selo Compromisso Nacional com a Alfabetização.
Comentários (0)