Com um índice de 17,71%, o Tocantins ocupa a 5ª posição no Combate à Desigualdade de acordo com o programa federal Acredita no Primeiro Passo – criado com o objetivo de valorizar iniciativas que pomovem geração de renda, qualificação profissional e empreendodorismo para as famílias inscritas no Cadastro Único. Os vencedores do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica foram anunciados ontem, 29, pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O estado ficou atrás somente dos estados de Sergipe (32,47%), Pernambuco (19,78%), Bahia (19,42%) e Paraíba (18,62%). Nesta categoria, foram avaliados estados e capitais com melhor desempenho no Índice Brasileiro de Empregabilidade e Mercado de Trabalho (Ibem/FGV).
A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir Divina dos Santos, destacou que os resultados alcançados refletem o compromisso da gestão com a qualificação profissional. “Cursos e capacitações promovidos têm aprimorado habilidades, conhecimentos e competências específicas, o que tem possibilitado uma melhor colocação no mercado de trabalho e preparado muitos para o desafio de empreender”, friso.
O evento reuniu autoridades governamentais, representantes do setor privado, empreendedores e lideranças sociais para celebrar os avanços na redução das desigualdades no país.
O ministro do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, durante a cerimônia de entrega da premiação, ressaltou a importância da iniciativa ao afirmar que o Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica representa uma novidade significativa na área. “Estamos celebrando o resultado do campeonato do bem, um campeonato que é fruto de muito trabalho. É um momento de celebração e de estímulo para que mais gestores e gestoras sigam promovendo ações transformadoras que geram dignidade e autonomia para a população brasileira”.
CadÚnico
O CadÚnico é a principal porta de entrada para programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família. Ele identifica famílias em situação de vulnerabilidade e garante o acesso a diversos direitos e benefícios.
Comentários (0)