Tocantins é elogiado no Fórum de Governadores por programa de Redd+

Governador Hélder Barbalho destaca modelo tocantinense como referência para o mercado de carbono jurisdicional

Crédito: Divulgação

Durante abertura do XVII Fórum Nacional de Governadores, iniciado nesta quarta-feira, 13, em Belém (PA), o governador paraense Hélder Barbalho elogiou a iniciativa do Governo do Tocantins na elaboração e desenvolvimento do programa jurisdicional de JREDD+ (Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação). Para o governador, o empenho técnico e político do Tocantins em promover consultas e oficinas participativas estão no programa serve de modelo para outras propostas estaduais. “O trabalho que vocês estão realizando é uma referência ao mercado de carbono jurisdicional”, argumentou. 

 

O encontro acontece no Parque da Cidade — espaço que está em requalificação e será a principal sede da COP 30, abrigando tanto a Blue Zone (Zona Azul), dedicada às negociações oficiais, quanto a Green Zone (Zona Verde), voltada a debates com a sociedade civil, manifestações culturais e iniciativas de ciência, inovação e empreendedorismo sustentável. Fazem parte da comitiva tocantinense o governador do Estado, Wanderlei Barbosa, os secretários estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis e Agricultura, Jaime Café e a primeira-dama do Estado, Karyne Sotero. 

 

Avanços

Durante a 3ª edição do Conexão Contábil Nacional, realizado no auditório do Palácio Araguaia no início do mês em Palmas, o governador Wanderlei Barbosa já havia debatido a questão ambiental e o protagonismo do Tocantins no cenário global de créditos de carbono. Na ocasião, o  governador enfatizou que o maior desafio do Tocantins é crescer economicamente preservando o meio ambiente, destacando a participação do estado na COP30 para apresentar resultados da produção sustentável de alimentos e da conservação de áreas permanentes, como matas ciliares e nascentes. “O que importa para nós é que crescemos muito e de maneira sustentável, e essa experiência que estamos vivendo tem chamado a atenção do mundo inteiro”, afirmou. 

 

Também na ocasião, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis destacou que o Tocantins está implementando um programa jurisdicional de REDD+ inédito, envolvendo produtores rurais, povos indígenas, quilombolas, agricultores familiares e governo na mesma mesa para alinhar produção e preservação ambiental. O secretário reforçou que o  estado já realizou dezenas de oficinas de Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI), criou o Fundo Clima com governança participativa e caminha para ser o primeiro ente subnacional do mundo a certificar créditos de carbono nessa modalidade, garantindo transparência e distribuição dos recursos para fortalecer toda a política ambiental. Lelis lembrou ainda as oportunidades da economia verde e de baixo carbono, inclusive para a contabilidade, e apontou que o Tocantins está sob atenção internacional como exemplo de que o desenvolvimento sustentável é viável.  “Estamos mostrando ao mundo, com transparência e governança, que é possível produzir e preservar, e que o Tocantins pode liderar globalmente essa nova economia”, afirmou.

Comentários (0)