Nos próximos dias, os tocantinenses devem sentir uma elevação na temperatura que poderá chegar às máximas de 42°C a 44°C em algumas regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia – INMET emitiu um alerta de perigo para a nova onda de calor, que deve elevar a temperatura média em até 5°C.
“A nova onda de calor está em atuação em grande parte do Brasil. No Tocantins, as altas temperaturas podem ser sentidas, principalmente, na região Sul”, explica a consultora da Energisa e meteorologista do Grupo Storm, Ana Paula Paes.
Com o calor aumentando, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, como a hidratação e a proteção solar. Mas, outro fator que deverá ser levado em consideração é o consumo de energia elétrica no período. “Quanto maior a temperatura no ambiente externo, maior será o consumo de energia dos equipamentos elétricos utilizados para refrigerar. Por exemplo, se estiver fazendo 38 °C do lado de fora, o ar-condicionado da residência precisará trabalhar muito mais para alcançar a temperatura de 23 °C”, explica o engenheiro eletricista e analista de eficiência energética da Energisa, Domingos Junior.
E, quanto maior o consumo de energia, maior será também a sobrecarga na rede elétrica. Para o gerente de operações da Energisa, Alberto Cunha, a concessionária tem um plano de atuação para essas situações, mas é importante relembrar os cuidados como o uso consciente da eletricidade. “Esse plano visa estudar e acompanhar os efeitos do clima, especialmente o fenômeno El Niño, em nossa região, pois os períodos prolongados de calor extremo afetam a rede elétrica, que opera com alta demanda de consumo”, explica o gerente.
A sobrecarga de energia pode acontecer por vários motivos, sendo o aumento de consumo um deles. Para evitar que isso aconteça, é importante que os clientes mantenham a fiação interna em dias. “Caso a rede interna do imóvel tenha mais de cinco anos, e nesse período você tenha adquirido mais eletrodomésticos aumentando o consumo da sua casa, é recomendado fazer uma revisão com eletricista residencial e informar à Energisa o aumento de carga, para que seja considerado quando houver manutenções e melhorias na sua região. Assim você evita oscilação de energia no imóvel ou disparo do disjuntor”, orienta Cunha.
Empresas e indústrias também precisam atualizar a carga quando houver aumento ou diminuição, apresentando um novo projeto elétrico à concessionária.
Comentários (0)