Tocantins lidera o país em avanço na alfabetização de crianças e supera meta nacional

Estado mais que triplica índice de alfabetização no 2º ano e atinge 50,07% em 2024, segundo MEC

Crédito: Divulgação/Divulgação

O Tocantins teve o maior crescimento proporcional do país na alfabetização de crianças na idade certa, com o percentual de alunos alfabetizados no 2º ano do ensino fundamental que passou de 13,77% em 2021 para 50,07% em 2024, um avanço de mais de 36 pontos percentuais. O resultado é atribuído ao programa Alfabetiza Mais Tocantins, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com os municípios, alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e ao Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). Os dados são do Ministério da Educação (MEC), divulgados na sexta-feira, 11.

 

Além da liderança nacional em crescimento proporcional, o Tocantins foi o único estado da Região Norte a atingir e superar a meta de alfabetização para 2024, estabelecida em 49,5%. O estado alcançou 50,07% de crianças alfabetizadas na idade certa e superou a meta. 

 

Entre os anos 2023 e 2024 o estado também se destaco: avançou de 43,72% para 50,07% no percentual de crianças alfabetizadas, um aumento de mais de seis pontos percentuais em apenas um ano. Esse salto representa um crescimento proporcional de 14,52%, o 4º maior do Brasil no período, atrás apenas de Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

 

O governador Wanderlei Barbosa celebrou o resultado como um reflexo direto da prioridade dada à educação pública. “Ver o Tocantins liderar o Brasil em avanço na alfabetização é motivo de grande orgulho. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo ao valorizar a educação desde os primeiros anos escolares, com políticas públicas sérias, professores engajados e apoio aos municípios. Vamos seguir trabalhando para garantir dignidade e oportunidades para todas as nossas crianças”.

 

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destaca o esforço conjunto de todas as equipes envolvidas. “Essa conquista é o resultado de um trabalho técnico, territorializado e colaborativo. Professores, coordenadores, gestores escolares e prefeituras municipais fizeram parte dessa trajetória. O Estado do Tocantins está mostrando que é possível transformar a educação com planejamento e compromisso”.

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