Tocantins pode receber usina de energia solar: empresa quer expandir negócios

A ótima localização geográfica e índices de luminosidade no Estado atraem cada vez mais empresas interessadas em investir por aqui. De olho nesta oportunidade mais uma empresa espanhola vem ao Tocantins para expandir negócios.

Executivos da empresa Lica Renováveis, com sede na Espanha, e filial em Joinville - Santa Catarina, anunciaram durante encontro na última terça-feira, 2, na sala de reuniões da Secretaria da Indústria e do Comércio - Sic, que devem instalar uma usina de energia solar fotovoltaica no Tocantins. O processo consiste em transformar, através de painéis, a energia solar em energia elétrica.

 

A indústria de ser instalada há aproximadamente 18 quilômetros de Palmas e pretende gerar 150 megawatts de energia. Durante a fase inicial, a previsão é de que sejam instaladas cinco usinas de 30 megawatts cada, na região central do Estado.

 

O presidente da empresa, Juan Antônio Martin, explicou que o empreendimento tem terreno alugado e que após os procedimentos legais para instalação do projeto a próxima etapa será o início das obras. “A previsão é para quem em 2013 a usina já esteja funcionando e gerando emprego para a população local”, destaca Martin. Ele também propôs firmar compromisso para fabricação das placas fotovoltaicas em Palmas.

 

Os espanhóis também demonstraram interesse em realizar um acordo com as universidades do Estado para implantação de uma empresa de tecnológica de recursos renováveis, inclusive de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento.

 

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, classifica a vinda das empresas espanholas interessadas em expandir seus negócios no Estado como resultado da missão tocantinense que esteve na Espanha este ano. “É um conjunto de fatores que trazem estas empresas para esta região do Brasil, pois além de todas as vantagens logísticas, o empenho do Governo em incentivar a instalação de empresas do segmento de energia limpa é fundamental e positivo”, desta o secretário.

 

O Diretor Geral de Projetos e Empreendimentos Estratégicos da Sic, Iapurê Olsen, que representou o secretário, Paulo Massuia, destacou que a vinda desta empresa a Palmas mostra que a política implantada pelo Estado para atrair novos investidores tem mostrado resultados positivos. “Esta visita terá desdobramentos que podem alavancar os diversos projetos estratégicos do Estado como o parque tecnológico, treinamento de profissionais para operação de desenvolvimento de tecnologias para geração de energia limpa no Tocantins” ressaltou Olsen.

 

A Sic também espera poder canalizar diversos outros investimentos em infra estrutura e indústrias para o Estado. Nesta reunião também ficou acertado a negociação de alguns protocolos de intenção com este grupo espanhol e outros que lhes representam no Brasil.

 

Durante a visita à Palmas, os executivos espanhóis também se reuniram com representantes do Banco da Amazônia – Basa, para conhecer as linhas de crédito e financiamento disponibilizados pela instituição bancária.

 

Empresa Lica Renovavéis 

A empresa foi fundada em 2006 na Espanha, com finalidade de suprir as carências energéticas do País. A Lica é especializada no desempenho de todas as ações e trabalhos necessários para efetuar a preparação e a inicialização de instalações de energia renovável no Brasil, onde está atuando desde 2009.

 

Além, das atividades de instalação elétrica a empresa também atua nas áreas de engenharia elétrica, meio ambiente e de novas energias.

 

O que é Energia limpa

Energia limpa é aquela que não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global. As fontes de energia que liberam quantidades muito baixas destes gases ou resíduos também são consideradas fontes de energia limpa. (Assessoria)

 

 

Comentários (0)