Tocantins recebe nova remessa com 42.250 doses da AstraZeneca nesta quarta-feira, 26

Com a chegada dos imunizantes, trabalhadores portuários e de transporte aéreo serão incluídos nos grupos prioritários de vacinação

Crédito: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins

O Tocantins receberá na madrugada desta quarta-feira, 26, 42.250 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, conforme prevê o informe técnico enviado pelo Ministério da Saúde (MS). Trabalhadores portuários e de transporte aéreo serão incluídos nos grupos prioritários na nova remessa de imunizantes contra a Covid-19.

 

Além dos grupos acima citados, as doses também serão utilizadas em primeiras etapas do processo de imunização de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes e trabalhadores das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas.

 

Com a nova remessa, o Estado chega a um total de 589.430 doses de vacinas recebidas (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer). Destas, 475.873 já foram entregues aos municípios, 244.734 aplicadas em primeiras etapas do processo de vacinação e 124.396 em segundas etapas, totalizando 369.130 doses aplicadas, o que corresponde a 15,39% da população vacinada.

 

“O Tocantins segue rigorosamente Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, bem como a determinação de atendimento aos novos grupos prioritários e ficamos felizes em ver que mais uma parcela da população foi contemplada nesta nova remessa. Esperamos em breve mais profissionais incluídos, especialmente os professores, visto que no Tocantins, a educação já foi reconhecida como atividade essencial”, destacou o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Edgar Tollini.

 

Distribuição e informações

 

Logo que conferida pela equipe da Gerência de Imunização da SES, as doses serão distribuídas aos municípios, nos pólos de Palmas e Araguaína, com divulgação massiva e prévia da data.

 

Entenda

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) retomou a produção de vacinas nesta terça-feira, 25, após receber no sábado, 22, mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), insumo mais importante para a produção da vacina contra a Covid-19. Com a nova entrega, poderão ser fabricadas aproximadamente 12 milhões de doses, o que assegura os repasses previstos ao Programa Nacional de Imunização (PNI) até a terceira semana de junho.

 

AstraZeneca

 

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Fiocruz é responsável pela produção da vacina Oxford-AstraZeneca, a Covishield. A vacina foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica inglesa AstraZeneca. Ainda no ano passado, elas firmaram com a instituição brasileira um acordo para transferência de tecnologia.

Comentários (0)