O Tocantins será contemplado com R$ 63,4 milhões para ampliar e melhorar a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Novo PAC Seleções 2. O investimento garantirá 314 entregas, entre obras, veículos e equipamentos, incluindo a construção de sete novas unidades básicas de saúde (UBSs), 151 combos de equipamentos, 117 kits para teleconsulta e nove unidades odontológicas móveis. Ao todo, o Governo Federal destinou R$ 6 bilhões para fortalecer o SUS em todos os estados brasileiros por meio do programa.
O intuito da iniciativa é ampliar a capacidade de atendimento do SUS no país e contribuir para a estruturação da rede pública. A União divulgou ainda que dos 130 novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um está previsto para ser construído em Araguatins.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também ganhará reforço. No Tocantins, serão 28 veículos para expandir a frota e um para renovação. O objetivo do PAC é universalizar o serviço do Samu pelo território brasileiro.
Nacional
Com o novo investimento, 5.290 municípios brasileiros ganharão 800 novas UBSs; sete mil salas de teleconsulta em UBS; dez mil UBSs equipadas, além de 400 unidades odontológicas móveis (UOMs). A população também contará com mais 46 policlínicas, 130 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e 1.533 novas ambulâncias do SAMU para atendimentos de urgência e emergência.
Comentários (0)