O Tocantins registrou um desempenho histórico no mercado de trabalho, consolidando-se entre os estados com menor desocupação do país. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE, a taxa de desocupação no estado caiu para apenas 3,8% no terceiro trimestre de 2025, sendo o segundo melhor desempenho da Região Norte, ficando atrás apenas de Rondônia, que registrou 2,6%.
O resultado aponta que o Tocantins, ao lado do Rio de Janeiro, foi um dos únicos a apresentar queda na taxa na comparação com o trimestre anterior. A redução foi significativa, saindo de 5,3% entre abril e junho para os atuais 3,8%. A taxa de 3,8% é menor do que a média nacional, que ficou em 5,6% no mesmo período.
O cenário de recuperação do emprego também se reflete na comparação anual, com uma queda de 1,3 ponto percentual (p.p.) frente aos 5,1% registrados no terceiro trimestre de 2024.
Formalização
Além da queda na desocupação, o Tocantins demonstrou avançou significativamente na formalização do emprego. A proporção de trabalhadores no setor privado com carteira assinada saltou de 57,8% para 61,5% da força de trabalho ocupada.
O crescimento de 6,3% em relação ao ano anterior (55,2% no 3º trimestre de 2024) sinaliza uma maior segurança jurídica e estabilidade para o trabalhador tocantinense. O nível de ocupação geral no estado subiu para 63,6%.
Em números absolutos, o Tocantins encerrou o trimestre com 797 mil pessoas ocupadas e apenas 32 mil desocupadas em uma força de trabalho total de 829 mil pessoas.
Informalidade estável
Apesar da forte formalização, a taxa de informalidade no Tocantins se manteve estável, registrando 41,9% da população ocupada, índice ligeiramente superior aos 41,5% do trimestre anterior. A PNAD Contínua contabiliza como informais aqueles trabalhadores sem carteira, empregadores e trabalhadores por conta própria sem CNPJ, e trabalhadores familiares auxiliares. O levantamento também indica que 180 mil pessoas trabalhavam por conta própria no período.
Avaliação do Governo do Estado
Os dados do IBGE confirmam o bom momento do mercado de trabalho tocantinense, com crescimento da ocupação e avanço nos empregos formais. Na avaliação do governador em exercício Laurez Moreira, o resultado reflete a consolidação de políticas públicas voltadas à qualificação profissional e ao fortalecimento da economia. “Esse é um avanço que mostra que estamos no caminho certo. Investimos em programas que capacitam os tocantinenses, estimulamos o empreendedorismo e atraímos novos investimentos. Vamos continuar trabalhando para que esse índice caia ainda mais”, afirma o governador.
No Tocantins, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine), oferece apoio direto a trabalhadores e empresários com ações de intermediação de mão de obra, orientação e capacitação profissional. O órgão promove a maior iniciativa de inclusão de jovens no mercado de trabalho da região Norte do país, com o Programa Jovem Trabalhador.
A jovem palmense Sara Teixeira ingressou no mercado de trabalho logo após concluir o curso de Classificação de Grãos, ofertado pelo Governo do Tocantins em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Senar. Para ela, o Estado tem investido na qualificação de forma efetiva, garantindo oportunidades mais amplas para todos os tocantinenses. “Um Estado que pensa o futuro na qualificação está preparando a gente para novas conquistas. Tive a oportunidade de participar do curso e já saí com entrevistas de emprego marcadas. Isso mostra que é algo que dá resultado e transforma a vida da gente”, conta a jovem.
Para ampliar a oferta, o Governo do Estado, por meio da Setas, lançou no dia 11 de novembro, a iniciativa Tocantins: 1000 Oportunidades, que reúne mais de mil vagas de emprego imediatas em cidades como Palmas, Taquaralto, Porto Nacional, Gurupi, Dianópolis e Paraíso do Tocantins. Além do número expressivo de vagas, o programa prevê cursos gratuitos de capacitação profissional, como Dicção e Oratória, Classificação de Grãos, Operação de Drones, Logística, Marketing, Organização Profissional e qualificação para Microempreendedores Individuais (MEIs) e autônomos.
Para a secretária de Estado do Trabalho e Ação Social (Setas), Ana Carina Souto, o avanço das oportunidades no Tocantins reflete um compromisso da gestão do governador Laurez Moreira. Segundo ela, a qualificação profissional é parte essencial desse processo. “Temos um governador que compreende que gerar empregos é fundamental, mas preparar as pessoas para ocuparem essas vagas é ainda mais importante. Nosso trabalho na Setas tem sido justamente esse: abrir portas, fortalecer trajetórias e garantir que cada tocantinense tenha condições reais de construir um futuro melhor”, completa.
Comentários (0)