O Tocantins já registrou mais de 1,7 milhão de descargas atmosféricas (raios) entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025, segundo dados do Grupo Storm, empresa especializada em monitoramento climático. O número representa um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 494.418 raios apenas em janeiro.
De acordo com os registros, janeiro de 2025 foi o mês com maior atividade, somando 801.460 raios, o que representa 47% do total do ano até o momento. Em fevereiro, foram 510.563 descargas, e, até o dia 19 de março, o estado já contabilizava 390.532 raios.
A previsão para os próximos dias indica a continuidade de chuvas moderadas a fortes em todo o estado, com possibilidade de rajadas de vento de até 60 km/h. A meteorologista Ana Paula Paes, consultora da Energisa Tocantins, explica que a convergência de umidade deve manter o tempo instável, principalmente nas regiões Centro e Norte do estado.
Cuidados durante tempestades
O coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa Tocantins, Tony Franco, alerta para a necessidade de redobrar os cuidados durante tempestades, especialmente em um estado com alta incidência de raios. Ele recomenda:
- Desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas para evitar danos por curtos-circuitos.
- Evitar o contato com objetos metálicos, como torneiras, fogões e geladeiras.
- Não utilizar telefones fixos ou celulares conectados à tomada durante tempestades.
- Evitar áreas abertas, como campos de futebol, piscinas e rios, e não se abrigar debaixo de árvores.
- Manter distância de fios elétricos partidos ou caídos na rua.
Comentários (0)