O Tocantins contabilizou 263 focos de calor entre 31 de julho e 6 de agosto, número inferior aos 283 registrados na semana anterior, segundo dados do Boletim Clima e Fogo nº 48, divulgado pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma/Semarh). A redução ocorre em meio às altas temperaturas, que atingiram 37,1°C, e à umidade do ar abaixo de 20% em algumas regiões
Os municípios de Lagoa da Confusão (33 focos), Pium (30) e Formoso do Araguaia (28) concentraram o maior número de ocorrências. A maioria (247 focos) foi classificada como incêndios florestais, combatidos pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, enquanto 16 focos corresponderam a queimas controladas autorizadas para manejo agrícola.
Governo investe R$ 17 milhões no combate às queimadas
O Estado executa o o maior plano de prevenção e combate a incêndios florestais de sua história, com investimento superior a R$ 17 milhões. Os recursos estão sendo usados na contratação de brigadistas, compra de equipamentos, veículos e reforço no monitoramento em tempo real. A campanha "Foco no Fogo" também promove ações educativas e de fiscalização.
"Não estamos apenas combatendo o fogo, estamos agindo antes dele acontecer, com planejamento, tecnologia, educação e integração entre os órgãos", destacou o secretário de Meio Ambiente, Marcello Lelis.
Comentários (0)