De acordo com informações do Ministério do Trabalho (MTE), o Tocantins fechou o mês de julho com um saldo de 205 novos postos de trabalho com carteira assinada. Os dados, que foram divulgados no último dia 28, são do Novo Caged e apontam que nos primeiros sete meses do ano, o estado registrou 7.692 empregos formais criados.
O resultado tocantinense ajudou o país a alcançar a marca de mais de 1,49 milhão de novos postos formais neste ano. O saldo entre janeiro e julho já supera todo o ano de 2023, quando o Brasil registrou cerca de 1,46 milhão de vagas criadas.
Três dos cinco grandes grupos de atividade econômica tiveram saldos positivos no Tocantins no mês de julho. Destaque para o setor da Construção, que registrou a abertura de 163 novas vagas. Também assinalaram saldos os setores de Serviços (95) e Agropecuária (2). Já os setores do Comércio (-8) e da Indústria (-47) registraram queda.
A capital Palmas foi o município com melhor saldo no estado, tendo gerado 291 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 107,8 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos de julho no Tocantins aparecem Araguaína (164), Lagoa da Confusão (72), Paranã (52) e Alvorada (41).
No estado, os novos postos de trabalho foram ocupados, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino (+107). Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas (+292) com as vagas no Tocantins. Jovens entre 18 e 24 anos também são o grupo com maior saldo de vagas: +401
Comentários (0)