De acordo com dados do Boletim de Qualidade da Água do 1º trimestre de 2025, o Tocantins registrou, em 80 pontos monitorados, boa ou ótima condição. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a maioria dos lugares conferidos teve um valor acima de 80 IQA. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 14.
O documento avalia registros de até 18 parâmetros e os resultados dos monitoramentos realizados entre os meses de fevereiro e maio deste ano, nas principais bacias hidrográficas do estado que fazem parte do Sistema Tocantins-Araguaia.
As coletas de dados são realizadas com frequência trimestral para monitorar a qualidade das águas e avaliam os parâmetros físico-químicos: condutividade elétrica específica, temperatura da água, temperatura do ar, turbidez, oxigênio dissolvido, pH, sólidos totais dissolvidos, sólidos suspensos, alcalinidade total e cloreto total.
São verificados ainda: DBO - demanda bioquímica de oxigênio; nutrientes como, fósforo total, nitrogênio total, nitrito, nitrato, nitrogênio amoniacal, ortofosfato; e microbiológico como Coliformes Termotolerantes; além das análises de defensivos agrícolas em bacias específicas.
Os resultados dos parâmetros físicos são obtidos com a utilização da sonda multiparamétrica. Já os parâmetros químicos e microbiológicos são obtidos mediante coleta, conforme padronizado pelo Guia Nacional de Coletas e Preservação de Amostras. Os resultados dos parâmetros químicos e microbiológicos são analisados e testados em laboratório.
O Boletim Qualidade da Água no Tocantins é resultado da consolidação dos dados coletados pela equipe da Gerência de Hidrometeorologia da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
“Constantemente destacamos que a água é um recurso essencial à vida humana e de toda biodiversidade ambiental. O Tocantins hospeda duas das maiores bacias hidrográficas do país, o Tocantins e o Araguaia, que se conectam com outros rios, riachos, córregos e nascentes através de seus afluentes. O governo do Tocantins mantém o compromisso de monitorar a qualidade da água, um recursos fundamental ao desenvolvimento econômico e produtivo sustentável, além do investimento na preservação da vegetação nativa e controle dos usos múltiplos, para garantir essa riqueza natural”, considerou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.
Comentários (0)