Tocantins tem mais de 16 mil casos suspeitos de dengue registrados este ano

Com relação à zika, foram notificados os primeiros casos no Tocantins em setembro deste ano. Até o momento, seis casos foram registrados em todo o Estado

Casos são 6,6 mil a mais que em 2014
Descrição: Casos são 6,6 mil a mais que em 2014 Crédito: Foto: Da Web

Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que este ano, no Tocantins, de 1º de janeiro a 21 de novembro, foram notificados 16.197 casos suspeitos de dengue. Em todo o ano de 2014 foram notificados 9.560 casos da doença em todo o Estado. Com relação à zika, foram notificados os primeiros casos no Tocantins em setembro deste ano. Até o momento, seis casos foram registrados em todo o Estado, sendo quatro deles em Palmas, um em Araguaína e um em Colinas do Tocantins. Desde a introdução da febre de chikungunya, nenhum caso foi diagnosticado no Tocantins até o momento.

 

Com o intuito de fortalecer as estratégias de mobilização e sensibilização da sociedade para o controle da população do mosquito transmissor da dengue, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza nesta terça-feira, 15, um encontro de reativação do Comitê Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti para articulação com entidades públicas, privadas e sociedade civil organizada. O encontro acontece no auditório do Anexo I da Sesau, a partir das 8 horas.

 

Na ocasião, serão apresentados dados sobre o atual cenário epidemiológico da dengue, zika e febre chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, além de apresentada a proposta de reativação e reestruturação do comitê estadual.

 

O Comitê Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti foi inicialmente instituído em 2002 denominado Comitê Estadual de Mobilização Social contra a Dengue, quando iniciaram-se as articulações de parcerias em nível estadual entre diferentes esferas do Governo do Estado e entidades públicas, privadas e do terceiro setor visando a propositura de medidas eficazes para a implantação e implementação de ações de prevenção e controle da dengue em todo o Tocantins.

 

Em 2015, diante do cenário de elevação dos casos de dengue em todo o Estado e da identificação da circulação do zika vírus no Tocantins, a Sesau está convidando antigos e novos parceiros para validar a reativação do comitê estadual em busca do envolvimento massivo de diferentes segmentos da sociedade na articulação de estratégias de sensibilização e mobilização social.

 

(Com informações da Ascom/Sesau)

Comentários (0)