A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) registrou participação recorde dos estudantes nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. No estado, 96,15% dos alunos do 5º ano, 95,68% do 9º ano e 95,30% da 3ª série do Ensino Médio realizaram a avaliação, índices acima do mínimo de 80% exigido para validação dos resultados no Ideb.
O Governo do Estado defende que o alto engajamento é resultado de uma campanha de mobilização promovida pela Seduc, que incluiu formações de professores, orientação técnica às escolas, distribuição de materiais pedagógicos e ações motivacionais, como aulões, gincanas e mutirões de estudo.
Nas redes sociais, estudantes e educadores compartilharam vídeos mostrando a preparação para as provas. A superintendente de Educação Básica, Celestina Souza, destacou o empenho das escolas e o envolvimento das famílias. "O engajamento e envolvimento de toda a comunidade escolar foi um sucesso, e toda essa campanha reflete na participação expressiva dos estudantes. Vamos fazer com que os nossos resultados traduzam verdadeiramente o quanto a gente está trabalhando”, disse.
O Saeb, coordenado pelo Inep, avalia o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática de alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, servindo de base para o cálculo do Ideb e o planejamento de políticas educacionais.
Comentários (0)