Em processo eleitoral que contou com a participação de mais de 200 entidades nesta sexta-feira, 6, foram eleitos os conselheiros do Conselho Nacional de Juventude do governo federal (Conjuve) para o biênio 2019/2021. Foram eleitos representantes de 20 entidades da sociedade civil.
O processo eleitoral foi realizado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em Brasília (DF). O Tocantins contou com a reeleição do conselheiro Nacional de Juventude, Gustavo Gama, e foram eleitos ainda para o primeiro mandato o presidente Estadual da Juventude do Partido Verde (PV), Pedro Reis, e o presidente da Liga Universitária do Tocantins, Nilson Grimm, agora conselheiros nacionais de Juventude.
O processo contou com ampla mobilização no Tocantins e obteve o melhor resultado eleitoral no Conselho Nacional de Juventude do Estado. O Tocantins foi o primeiro no Brasil com o maior número de entidades eleitoras e a posse está prevista para janeiro.
Para o conselheiro Nacional de Juventude, Gustavo Gama, o principal foco é buscar a atenção do governo federal para os desafios que a juventude enfrenta. "No próximo ano, temos a Conferência Nacional de Juventude, coordenada pelo Conselho Nacional de Juventude, que mobilizará o País inteiro. Nosso foco é realizar a Conferência das Conferências e com a contribuição de jovens de todo Brasil nesse processo, atualizarmos o Plano Nacional de Juventude e buscarmos a sua aprovação no Congresso Nacional", relaciona.
Conjuve
O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) foi criado em 2005 pela Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O Conselho tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.
Comentários (0)