Tocantins terá três novos médicos para reforçar atendimento do SUS em três cidades

Profissionais atuarão em Araguaína, Paraíso do Tocantins e Augustinópolis

Crédito: Rafael Nascimento/MS

O Tocantins será beneficiado com três médicos especialistas pelo programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde que selecionou 501 profissionais para reforçar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) em regiões com falta de especialistas. Os médicos atuarão em Araguaína, Paraíso do Tocantins e Augustinópolis.

 

No Norte, serão distribuídos 66 médicos, com o Pará recebendo 27 profissionais, Roraima 12, Amazonas 10, Rondônia 7, Acre 5 e Amapá 2.

 

Do total de médicos selecionados, 67% trabalharão no interior do país em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. Além disso, 25,7% atuarão em áreas de alta ou muito alta vulnerabilidade; 20% na Amazônia Legal; e 9% em regiões de fronteira.

 

A primeira chamada do edital inédito do programa selecionou médicos já especialistas para atuar no SUS. Com experiência média de 12 anos, eles reforçarão o atendimento em 258 hospitais, policlínicas e unidades de diagnóstico em todo o país.

 

“Precisamos de iniciativas ousadas como o Mais Médicos Especialistas, que vai garantir, pela primeira vez, a atuação de profissionais especialistas no SUS e reduzir o tempo de espera da população por atendimento. Com esse reforço, estados e municípios, que já tinham um grande investimento no serviço, terão suprida a necessidade de especialistas, ampliando o acesso e fortalecendo a rede pública de saúde”, comentou o ministro Alexandre Padilha, em coletiva que anunciou o resultado da seleção.

Comentários (0)