Tocantins teve mais de 3 mil focos de queimadas registrados só este ano

O município com maior número de focos de queimadas é Lagoa da Confusão, região Oeste do Tocantins, que este ano já registrou 440 focos

Município com maior número de focos é Lagoa da Confusão
Descrição: Município com maior número de focos é Lagoa da Confusão Crédito: Divulgação/CMBTO

O Comitê Estadual de Combate a Incêndio Florestal e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo) divulgou balanço parcial das ações desenvolvidas e ainda em desenvolvimento sobre as ações de prevenção e combate a incêndios no Estado. Até o dia 2 de agosto, o Estado registrou, ao todo, 3376 focos de queimadas, sendo 34,3% a menos que no período em 2017, quando foram registrados 5137 focos.

 

O município com maior número de focos de queimadas é Lagoa da Confusão, região Oeste do Tocantins, que este ano já registrou 440 focos, também com uma redução de 24,7% se comparada ao mesmo período em 2017, onde foram registrados 584 focos. Em segundo lugar fica Formoso do Araguaia com 413 focos de queimadas em 2018.  

 

Foram registrados 32 focos de calor em áreas de assentamentos, 745 em terras indígenas, 620 em unidades de conservação, 379 em rodovias e quatro em áreas urbanas.

 

“Iniciamos as ações com a parte educativa, de prevenção e de conscientização incluindo o Dia D. Agora, estamos intensificando e fortalecendo as ações de combate e fiscalização para que possamos coibir os incendiários de provocarem ainda mais incêndios no nosso Estado”, explicou o presidente do Comitê do Fogo e superintendente da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-TO), tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo.

 

Brigadistas

 

Atualmente, o Tocantins conta com 200 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); 60 do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e 74 brigadistas das prefeituras de Palmas (16), Araguaína (7), Colinas do Tocantins (7), Paraíso do Tocantins (8), Gurupi (9), Lajeado (13) e a Brigada Anjos da Selva de Talismã (14), além do próprio efetivo do CBMTO.  

 

Criado pela Coordenação de Telecomunicações e Informática do CBMTO com o objetivo de mapear as queimadas e os incêndios florestais em todo o Estado, o aplicativo ‘Brigada 199’, registrou, somente em 2017, aproximadamente, 900 ocorrências.

  

Segundo o sargento João Paulo Souza Paiva, criador do aplicativo, a ferramenta é fácil de ser utilizada. “É bem simples e pode ajudar a monitorar os desastres ambientais em todo o Tocantins”, disse o bombeiro militar.

 

Disponível para smartphone android, no Google Play, o aplicativo já recebeu, até o momento, 500 downloads. Além do cadastro das ocorrências, o aplicativo também visualiza as ocorrências, registradas no mapa, e realiza o cadastro de brigadistas, brigadas e cursos.

 

“Serve para que todas as instituições envolvidas no combate aos incêndios registrem todas as ocorrências atendidas, autorizações de queimas e o manejo integrado do fogo”, disse o tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo.

Comentários (0)