Travessia gratuita entre Aguiarnópolis e Estreito é prorrogada por mais três meses

Medida emergencial com voadeiras garante mobilidade da população após desabamento da ponte sobre o rio Tocantins

Crédito: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

O Estado do Tocantins renovou por mais três meses o contrato das embarcações conhecidas como voadeiras, que realizam gratuitamente a travessia de pessoas entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). A medida emergencial é conduzida pela Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR) e tem como objetivo garantir o direito de locomoção da população impactada desde o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorrido em janeiro deste ano. A iniciativa também conta com o apoio do deputado estadual Valdemar Júnior, que destinou R$ 300 mil por meio de emenda parlamentar para ajudar na continuidade do serviço.

 

Além das voadeiras, o governo estadual tem promovido outras ações emergenciais, como a reestruturação de rotas alternativas por rodovias estaduais e a formalização de um Termo de Cessão de Uso ao Governo Federal, que solicita ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a manutenção das vias provisórias.

 

A travessia por balsa, contratada pelo DNIT, também continua operando de forma gratuita, transportando pessoas e veículos entre os dois municípios. Todas essas medidas integram o conjunto de soluções emergenciais adotadas pelo executivo do Estado enquanto aguarda a reconstrução da ponte sobre o rio Tocantins.

Comentários (0)