TRE solicita Força Federal para atuar em aldeias de Pedro Afonso durante eleição

Conforme o TRE, o pedido é em virtude da região possuir históricos de conflitos e por se tratar de área indígena, se torna imprescindível a presença de Força Federal para garantir a segurança

Pleno do TRE aprova requisição
Descrição: Pleno do TRE aprova requisição Crédito: Foto: Ascom/TRE

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) aprovou, na terça-feira, 16, a requisição de Força Pública Federal, para atuar durante as eleições municipais deste ano nas aldeias indígenas da 23ª Zona Eleitoral, em Pedro Afonso. A Força atuará durante a votação na Seção Eleitoral nº 104, na sede da Escola Indígena Wakrero Kâtopkuze, localizada na Aldeia Lageado pertencente ao município de Pedro Afonso.

 

Conforme o TRE, o pedido é em virtude da região possuir históricos de conflitos e por se tratar de área indígena, se torna imprescindível a presença de Força Federal para garantir a segurança durante o pleito eleitoral, evitando possíveis contratempos. A requisição da Força Federal está prevista no Código Eleitoral e regulamentada pela Resolução/TSE nº 21.843/2004.

 

Parte do território do município de Pedro Afonso é terra do povo Xerente e se estende até o município vizinho de Tocantínia. O município ainda possui outras três aldeias: Aldeia Santo Antônio, Olho D’água e São José, e os indígenas destas aldeias votarão na Aldeia Lajeado.

 

(Com informações da Ascom/TRE-TO)

Comentários (0)