Em regime de plantão nesse sábado e domingo, 4 e 5 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) esteve com as portas abertas em todos os 33 cartórios eleitorais do estado, atendendo os cidadãos das 8h às 14h. O prazo para se regularizar com a Justiça Eleitoral encerra no dia 8 de maio e a iniciativa do TRE-TO buscou ampliar a acessibilidade para todos os eleitores tocantinenses.
No total, somente no fim de semana, foram realizados 4.062 atendimentos em todo o Tocantins, sendo 1.880 no sábado e 2.182 no domingo. Os cinco maiores números ocorreram nas respectivas zonas eleitorais: 29ª ZE de Palmas, com 714 prestações de serviço; 1ª ZE de Araguaína com 596 atendimentos; 35ª ZE de Novo Acordo com 201 operações; 3ª ZE de Porto Nacional com 174 atendimentos; e 21ª ZE de Augustinópolis, contando com 167 prestações.
Entre os serviços oferecidos, a transferência de domicílio eleitoral se destacou em mais da metade dos atendimentos, com 54,8% do quadro, ou seja, 2.224 operações; já o alistamento eleitoral (1º título) ficou em segundo lugar com 24,1%, o que corresponde a 977 novos eleitores adicionados ao eleitorado tocantinense; e por último, a revisão (atualização de dados, regularização), com um percentual de 21,2%, somando 861 operações do total.
Fechamento do cadastro
O último dia para tirar, atualizar ou regularizar o título de eleitor é 8 de maio, nesta quarta-feira. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado, em virtude da Lei das Eleições, que estabelece que nenhum requerimento pode ser recebido dentro dos 150 dias anteriores às eleições. Este ano, as Eleições Municipais acontecem em 6 de outubro.
O cidadão deve ficar atento e procurar o cartório eleitoral mais próximo para tirar o primeiro título ou cadastrar a biometria. No caso de serviços como transferência, atualização de dados ou regularização eleitoral, o eleitor pode utilizar as plataformas virtuais de atendimento, como a Central de Atendimento Virtual ao Eleitor pelo WhatsApp 0800 6486-800 ou o Autoatendimento no portal da Justiça Eleitoral.
Comentários (0)