TRE-TO disponibilizará serviço de intérprete de libras no domingo,6 

Oferta do serviço visa garantir acessibilidade e inclusão para o eleitorado com deficiência auditiva; atendimento será feito por meio de chamada de vídeo

Crédito: Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)

Com o objetivo de garantir o pleno exercício do voto acessível e sendo a acessibilidade um dos valores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o Programa Permanente de Acessibilidade e Inclusão realizará atendimento em Libras durante o domingo das Eleições Municipais de 2024, para todas as pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas.



Dois intérpretes de Libras credenciados pelo tribunal estarão no cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas e prestarão serviços para todas as zonas eleitorais do estado por meio de videochamada. No Tocantins, 1.310 eleitoras e eleitores são pessoas com deficiência auditiva.



Como funcionará o atendimento?

Para acessar o serviço da Central de Libras, os eleitores poderão entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) — 0800 6486 800 — ou com a Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE) — (63) 3229-9600 — ou pedir ao coordenador de acessibilidade ou mesário para enviar o número do WhatsApp do eleitor para atendimento.



Basta o eleitor aguardar, que receberá uma chamada de vídeo, onde um dos intérpretes estará disponível para ajudá-lo.



O atendimento estará ativo das 8h às 18h.



Acessibilidade e Inclusão

O Programa Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRE-TO tem como objetivo a implementação gradual de medidas para a remoção de barreiras urbanísticas, arquitetônicas, nas comunicações e na informação, a fim de promover o amplo acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.



O desenvolvimento dos trabalhos do programa ocorre em quatro eixos de atuação: voto acessível; gestão da acessibilidade; acessibilidade arquitetônica e urbanística; e acessibilidade comunicacional.



O provimento de intérprete de Libras para as Eleições 2024 está incluído no eixo de acessibilidade comunicacional.

Comentários (0)