O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) empossou nesta quinta-feira, 3, dois novos membros titulares da Corte e definiu a nova mesa diretora para o biênio 2025/2027. O desembargador Adolfo Amaro Mendes assumiu a presidência da instituição, enquanto o desembargador João Rodrigues Filho tomou posse como vice-presidente e corregedor regional eleitoral.
A solenidade ocorreu no auditório da sede do TRE-TO, em Palmas, e teve início sob condução do desembargador João Rigo Guimarães, presidente da Corte no biênio 2023/2025. Coube a ele dar posse aos novos membros e conduzir a votação para a presidência do tribunal, realizada por meio de urna eletrônica. Adolfo Amaro Mendes foi eleito por unanimidade e, em seguida, assumiu a condução da cerimônia.
Também foi eleita, por unanimidade, a juíza Silvana Maria Parfieniuk como ouvidora regional eleitoral e Ouvidora das Mulheres+, sendo reconduzida à Corte para um segundo biênio.
Pronunciamentos
Ao se despedir da presidência, o desembargador João Rigo Guimarães agradeceu aos colegas e servidores. “Estive dois anos à frente do TRE, foi um trabalho leve, fácil e de resultados. Pude contar com os meus membros da Corte, com a colaboração de todos, dos servidores, dos colaboradores, dos estagiários, de sorte que foi uma administração muito fácil de ser realizada e com bons resultados”, declarou.
Em seu discurso de posse, o novo presidente, desembargador Adolfo Amaro Mendes, destacou os pilares de sua gestão. “Recebo com humildade essa missão grandiosa, mas com o firme propósito de liderar com responsabilidade, ética e compromisso com o interesse público, essa Corte Eleitoral. Sobre o alicerce que assentarei, os eixos prioritários da minha gestão serão a integridade, a conformidade e a produtividade”, afirmou.
Já o novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, João Rodrigues Filho, destacou o comprometimento com a nova função: “A responsabilidade é imensa, de assumir a Corregedoria e a vice-presidência, mas não faltará dedicação para desempenhar as funções que me estão sendo confiadas, como sempre fiz em toda a minha carreira”, disse.
A juíza Silvana Parfieniuk agradeceu a recondução à Ouvidoria: “É com muita honra e pela generosidade dos colegas, que estou sendo reconduzida à Ouvidoria Regional Eleitoral. Assumo aqui o compromisso de continuar desempenhando esse papel com a maior seriedade possível. A Ouvidoria é a voz do cidadão e nós pretendemos amplificá-la cada vez mais, queremos que ela seja uma referência não só no nosso estado, mas também no Brasil”, declarou.
Mesa de honra
Participaram da mesa de honra os membros da Corte Eleitoral, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal; a procuradora do estado Irana Coelho, representando o governador Wanderlei Barbosa; o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti; e a vice-presidente da OAB-TO, Larissa Carlos Rosenda.
Composição da Corte
A Corte Eleitoral do TRE-TO é composta por sete membros: dois desembargadores, dois juízes de Direito, um juiz federal, dois representantes da classe dos juristas e o procurador regional eleitoral.
Os membros titulares atualmente são:
- Desembargador Adolfo Amaro Mendes (presidente)
- Desembargador João Rodrigues Filho (vice-presidente e corregedor)
- Juíza Silvana Maria Parfieniuk (ouvidora)
- Juiz federal Wagmar Roberto Silva
- Juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni
- Juiz Antônio Paim Broglio
- Juiz Rodrigo de Meneses dos Santos
- Procurador regional eleitoral Rodrigo Mark Freitas
Os membros substitutos são:
- Desembargadora Ângela Issa Haonat
- Juiz Igor Itapary Pinheiro
- Juíza Hélvia Túlia Sandes Pedreira
- Juiz Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro
- Juiz Renan Albernaz de Souza
- Juiz Nelson Coelho Filho
- Procurador Álvaro Lotufo Manzano
Comentários (0)