Três escolas do Tocantins vencem fase estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020

As escolas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares foram das Diretorias Regionais de Educação de Tocantinópolis, Pedro Afonso e Araguatins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) divulgou nesta quarta-feira, 04, os nomes das escolas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares do Prêmio Gestão Escolar 2020. A primeira colocada foi a Escola Girassol de Tempo Integral XV de novembro, de Tocantinópolis; a segunda, a Escola Indígena 19 de Abril, de Goiatins, Diretoria Regional de Educação de Pedro Afonso e a terceira, a Escola Estadual Santa Gertrudes, da Diretoria Regional de Educação de Araguatins.

 

A escola classificada em primeiro lugar irá concorrer ao Prêmio Nacional de Gestão Escolar. A intenção do certame é estimular a melhoria da gestão das escolas públicas, reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem o intercâmbio de experiências entre os gestores e, assim, multiplicar e dar visibilidade para boas estratégias.

 

A professora Adriana Aguiar, titular da Seduc, destacou o potencial das equipes envolvidas no trabalho. “Enfatizo o envolvimento de todos nas atividades das escolas e agradeço aos pais, estudantes, professores, merendeiras, voluntários e todas as equipes das escolas. Todos são responsáveis por este momento, que significa um resumo das ações de sucesso. Nós aprendemos muito com os relatos de experiências de todas as escolas. O meu agradecimento a cada dirigente municipal e a cada gestor municipal de educação”, completou.

 

Coordenadora nacional do Prêmio Gestão Escolar, a secretária pontuou, ainda, a grande participação das escolas públicas nesta edição de 2020. “Gostaria de destacar a excelente participação das escolas. Foram cerca de 8 mil inscrições nesta edição em todo o Brasil. No Tocantins, tivemos 532 inscrições, com 481 relatos de experiências concluídos e avaliados. Neste cenário, com essa quantidade de inscrições realizadas, eu tenho que agradecer muito a cada um dos participantes pela dedicação e envolvimento no trabalho”, destacou.

 

Maria Solange Rodrigues, representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Tocantins, destacou a importância da parceria entre os sistemas de ensino. “Quero dizer a todas essas escolas que continuem com os compromissos e responsabilidades nos trabalhos desenvolvidos. É uma honra participar do processo com a Undime. Parabéns a todos. É importante destacar a educação pública em todo o território do Tocantins, onde todos buscam boas práticas, principalmente nesse momento de distanciamento, para evitar evasão escolar e proporcionar o melhor na qualidade do ensino e aprendizagem”, enfatizou.

 

O diretor de Gestão Educacional da Seduc, Leandro Vieira, e a professora Leda Tomazi, coordenadora estadual do Prêmio Gestão Escolar foram imporantes para a efetivação de todo o processo. Em sua fala, Leandro destacou o trabalho realizado pelos comitês avaliadores. “O Prêmio Gestão Escolar contribuiu efetivamente para que possamos pensar em uma nova educação. O Prêmio Gestão nos deu este desafio em 2020, que a gente encontrasse soluções para o enfrentamento das dificuldades que passamos no decorrer da pandemia”, completou.

 

Escolas Classificadas 

 

1º lugar:

 

Escola Girassol de Tempo Integral XV de novembro, de Tocantinópolis, Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis. A diretora da escola é Simone Resplandes Borges. Apresentou o relato de experiência “Nem toda distância é ausência: ressignificando o ensino e aprendizagem em tempo de pandemia”.

 

2º lugar:

 

Escola Indígena 19 de Abril, de Goiatins, Diretoria Regional de Educação de Pedro Afonso. Apresentou o relato de experiência “Navegando e reinventando o aprender em face do desconhecido”.

 

3º lugar:

 

Escola Estadual Santa Gertrudes, da Diretoria Regional de Educação de Araguatins. É uma escola localizada na zona rural de Araguatins, Agrovila Falcão. A diretora Tânia Pereira Gomes apresentou o relato de experiência “Recriando em tempo de pandemia”.

 

O Prêmio

 

Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país. Nessas duas décadas, cerca de 40 mil inscrições de escolas foram registradas e mais de 8 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos diretores inscritos.

 

Parceiros

 

São apoiadores do Prêmio Gestão Escolar 2020: Conselho Britânico; Bett Brasil; Fundação Itaú Social; Fundação Itaú para Educação e Cultura; Fundação Roberto Marinho; Fundação Santillana; Instituto Natura; Ministério da Educação; Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Comentários (0)