Três óbitos e 99 casos do coronavírus são registrados no Tocantins nas últimas 24h

Os 99 casos estão distribuídos em 17 municípios do Tocantins. A cidade que contabilizou o maior número de infectados pela doença foi Araguaína, com 38 casos.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que neste sábado, 16, foram contabilizados mais 99 casos para Covid-19. Os casos foram registrados em 17 municípios do Tocantins, sendo eles: Aguiarnópolis (01), Araguaína (38), Bandeirantes do Tocantins (01), Cariri do Tocantins (02), Colinas do Tocantins (04), Guaraí (02), Gurupi (03), Marianópolis do Tocantins (01), Miracema do Tocantins (03), Nova Olinda (09), Oliveira de Fátima (02), Palmas (17), Paraíso do Tocantins (07), São Miguel do Tocantins (01), Sítio Novo do Tocantins (01), Tocantinópolis (05) e Wanderlândia (02).

 

Nas últimas 24h, três pessoas morreram vítimas do coronavírus. O primeiro paciente era do sexo masculino, 38 anos, caminhoneiro, residente de Porto Nacional, faleceu no dia 15 de maio no Hospital Regional da cidade. A segunda paciente era do sexo feminino, 57 anos, residente de Paraíso do Tocantins, com obesidade, faleceu no dia 15 de maio, no Hospital Geral de Palmas. O último paciente era do sexo masculino, 47 anos, residente de Araguatins, faleceu no dia 12 de maio no Hospital Regional de Augustinópolis.

 

Desta forma, hoje o Tocantins contabiliza 1.279 confirmados da doença. Atualmente, o Tocantins contabiliza 27 óbitos, 219 casos recuperados e 1.033 pacientes ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar. Gurupi registrou mais um novo caso, devido alterações de residências de outro Estado.

 

Caso confirmado de outro Estado


Foram diagnosticados pelo Lacen 11 casos positivos do novo Coronavírus (Covid-19) para os estados de Goiás, Pará, Maranhão, Santa Catarina, Paraíba e São Paulo.

 

Observações


Todas as informações que constam no boletim são provenientes dos sistemas oficiais do Ministério da Saúde alimentados pelos municípios:  Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) é o sistema utilizado pelos municípios para cadastro das mostras que serão encaminhadas ao Lacen para realização de testes.

 

E-SUS-VE é a ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos da Covid-19. Considerando o aumento recente de casos positivos que tem demandado tempo excessivo para confirmação de residências junto aos municípios, o Estado prevê o preenchimento correto de informações nas plataformas que serão utilizadas para consolidação dos boletins diários.

 

O Estado não irá confirmar residências junto aos municípios, estes devem ficar atentos aos dados informados nos Boletins Epidemiológicos diários, nos sistemas de notificação e cadastros de exames no Lacen. Qualquer divergência deverá ser informada ao Cievs/COE do Estado que fará as correções nos próximos boletins.

 

O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números da Covid-19 no Tocantins.  Confira aqui o Boletim completo deste sábado, 16. 

 

Boletins Municipais 

 

Palmas 

 

De sexta para este sábado aumentaram 10 casos da Covid-19 em Palmas, que agora conta com 246 pessoas que testaram positivo para a doença. Além destes casos, foram registrados ainda mais três pacientes de outras cidades, sendo eles de Paraíso (TO), Goiania (GO) e Canaã (PA).

 

De acordo com o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), até o momento, a Capital totaliza 3.319 notificações para síndrome gripal (SG), onde estão incluídos também os casos suspeitos para o coronavírus (Covid-19), sendo que 1.242 foram descartados.

 

A Capital conta com três óbitos por Covid-19, 61 pessoas recuperadas, 173 pacientes em isolamento domiciliar e nove pacientes internados.

 

Acesse o Boletim. O cenário sobre a pandemia também pode ser acompanhado no Painel Epidemiológico de Palmas. Clique neste link e acesse.

 

Gurupi 

 

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta sexta-feira, 15, foram confirmados mais quatro novos casos positivos para COVID-19 somando 47  casos. Conforme a Vigilância  Epidemiológica do Município, os casos confirmados tratam-se de quatro homens, da faixa etária entre 44 e 59 anos. Conforme dados da Vigilância, um dos homens teve contato com um familiar que testou positivo, o outro, contato com caminhoneiro, o terceiro contato direto  com área de transporte, e o quarto, um vendedor ambulante que não soube informar a origem da transmissão.

 

No Centro de Triagem foram realizados oito testes SWAB, enviados ao Lacen, em Palmas. Sendo três homens, entre 35 e 57 anos e cinco mulheres entre 25 e 43 anos. Foram realizados seis testes rápidos com resultados negativos. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados seis testes SWAB enviados ao Lacen em Palmas, sendo de três homens entre 30 e 47 anos; e três mulheres entre 26 e 38 anos. Duas pessoas realizaram testes rápidos com resultados negativos. A Vigilância  Epidemiológica afirma que todos as pessoas que aguardam resultado dos exames estão em isolamento domiciliar.

 

A Vigilância Epidemiológica de Gurupi afirmou que foram confirmados a cura de quatro pessoas que testaram positivo para Covid-19. São, uma  mulher de 44 anos, e dois filhos de 13 e 18 anos. A quarta pessoa é do sexo masculino, de 31 anos. Gurupi contabiliza 424 casos descartados, 47 casos positivos, 43 casos suspeitos e 11 pessoas recuperadas. 

 

Permanece internada no Hospital Geral de Palmas (HGP), a mulher de 66 anos, em estado grave. Também está internado em hospital particular, um homem de 70 anos, com estado de saúde considerado leve.

 

Guaraí 

 

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu os resultados de mais três casos confirmados de Covid-19 em Guaraí. Dois deles foram informados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), o outro caso foi por meio de um teste rápido no município.

 

Os novos três casos são todos de mulheres. O exame “swab”, feito pelas narinas e na garganta com um cotonete mais comprido, confirmou uma paciente de 25 e outra de 34 anos. Pelo teste rápido, o terceiro caso identificou positivo para mais uma mulher, de 39 anos.

 

Na quinta-feira (14) e sexta-feira (15) dois profissionais da saúde realizaram testes rápidos, todos com resultados negativos. A Vigilância Epidemiológica de Guaraí informou que nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15) foram 9 notificações no Hospital Regional de Guaraí (HRG).

 

Notificações: 4 pacientes suspeitos e que estavam sendo monitorados por uma equipe da saúde foram liberados do isolamento domiciliar. Atualmente, no total, constam 15 casos confirmados de Covid-19 em Guaraí. 4 desses casos já passaram mais de 15 dias de isolamento, não apresentaram os sintomas e receberam alta médica.

 

No total, desde o início da pandemia, foram 84 notificações em Guaraí.

 

Paraíso do Tocantins

 

Paraíso do Tocantins registrou nesta sexta-feira, dia 15, o terceiro óbito por Coronavírus (Covid-19) no município. A vítima era uma mulher de 57 anos, que estava internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Geral de Palmas. A vítima tinha outras patologias e residia no setor Pouso Alegre.

 

A cidade hoje possui 19 pessoas aguardando resultado, 06 recuperados e 03já vítimas fatais por Covid-19. No total são 34 casos testados positivo, sendo estes 25 ativos.

 

O panorama dos setores do município é o seguinte: 02- Centro, 03-Serrano I, 03 – Pouso Alegre, 09 – Jardim Paulista, 04 – Setor Oeste, 03 – Chapadão, 01- Novo Jardim Paulista, 01 – Goiânia, 02 – Nova Fronteira, 02 – Bairro de Santana, 01- Zona Rural, 01 – Interlagos, 01 – Serrano II e 01 – Bela Vista.

 

Miracema 

 

Conforme boletim epidemiológico municipal desta sexta-feira, 15, Miracema registra o 2º caso de coronavírus. Hoje foram registradas 6 novas notificações, 5 por síndromes gripais, que ficarão em monitoramento e 01 paciente de 39 anos, do sexo masculino que realizou exame de sangue na rede privada e testou positivo para covid-19.

 

A situação do paciente é estável e encontra-se em isolamento domiciliar. Uma equipe da Secretária Municipal de Saúde fará o monitoramento do caso e de quem teve contato com ele, diariamente, por um período de 14 dias.

 

Comentários (0)