Túnel Vegetal ideal para produção de legumes, frutas e flores é destaque na Agrotins

Montagem da estrutura tem custos reduzidos por gerar otimização de espaço e materiais

Plantas como maxixe, abóbora, melancia, maracujá são ideais
Descrição: Plantas como maxixe, abóbora, melancia, maracujá são ideais Crédito: Doemir Cintra/Governo do Tocantins

A inovadora técnica de produzir legumes, frutas e flores, tudo de maneira suspensa, está sendo divulgada em uma unidade demonstrativa no Pavilhão da Agricultura Familiar durante a 18ª edição da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) 2018. Conhecido como Túnel Vegetal, a técnica pode inclusive reduzir a quantidade de pragas e insetos nas plantações.

 

De acordo com o doutor em Agropecuária, José Carlos Miranda, técnico extensionista no Ruraltins, plantas como maxixe, abóbora, melancia, maracujá, melão e até algumas espécies de flores podem facilmente ser cultivadas em estruturas que aproveitem madeira de reflorestamento, telas de galinheiro, arames, entre outros objetos. “Além do cultivo consorciado, o produtor pode aproveitar os recursos hídricos, otimizando espaço e água disponível”, afirmou.

 

Sobre os custos da montagem da unidade do túnel verde, o extensionista afirma que os investimentos são mínimos, uma vez que a otimização de espaço e materiais acaba diminuindo os preços. “Cada unidade varia de acordo com o tamanho das plantações. O interessante é que até mesmo bambus podem ser utilizados na montagem da estrutura. Além de proteger do sol forte característico no Tocantins, o agricultor familiar estará realizando o controle natural de pragas, uma vez que os alimentos não estarão em contato com o solo”, afirmou.

 

A Agrotins ocorre até este sábado, 12, no Parque Agrotecnológico de Palmas. Este ano a edição do evento conta com o tema “O Futuro da Agroindústria Sustentável”. Além de palestras, painéis, unidades demonstrativas e dias de campo, a Feira conta com exposições e comercialização de máquinas, insumos agrícolas e equipamentos de alta tecnologia que podem auxiliar o trabalho do pequeno, médio e grande produtor.

 

(Com informações da Ascom/Agrotins)

Comentários (0)