Turismo na Estrada avança na regionalização e percorre sete regiões turísticas do TO

Iniciativa da Setur reúne gestores e empreendedores, fortalece a governança regional e amplia a integração dos municípios para impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor no estado

Crédito: Mazim Aguiar/Governo do Tocantins

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promove mais uma etapa do projeto Turismo na Estrada, contemplando os 42 municípios das regiões turísticas Serras Gerais e Ilha do Bananal. A programação foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Peixe. Lançada em fevereiro de 2025 pelo governador Wanderlei Barbosa, a iniciativa tem como foco fortalecer a governança regional, ampliar a articulação entre os municípios e impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor turístico no Tocantins.

 

Ao longo dos dois dias, serão realizados workshops, palestras e atividades interativas com ênfase na regionalização do turismo, gestão e planejamento estratégico, além da organização das instâncias regionais. A programação também contempla orientações sobre a Política Nacional de Turismo, o Programa de Regionalização do Turismo, a Plataforma de Inventariação Turística (PIT) e o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, bem como informações sobre acesso a crédito e financiamento, incluindo o Fundo Geral do Turismo, linhas da Agência de Fomento, apoio do Sebrae e esclarecimentos sobre o Fundo Municipal de Turismo e o Observatório do Turismo.

 

Fortalecimento regional

A 2ª edição do Turismo na Estrada passará por quatro municípios, que englobam as sete regiões turísticas do Tocantins, oferecendo atendimento personalizado aos municípios. A proposta é fortalecer a integração entre o Governo do Tocantins, as gestões municipais e o segmento turístico, estimulando o desenvolvimento econômico e social por meio da atividade turística.

 

O governador Wanderlei Barbosa afirma que a continuidade do projeto tem como propósito transformar o potencial turístico do Tocantins em desenvolvimento econômico, geração de emprego e mais oportunidades para a população. “Com planejamento, parceria e capacitação, vamos consolidar o turismo como um dos grandes motores de crescimento do nosso estado. Seguimos trabalhando juntos por um Tocantins cada vez mais forte”, pontuou.

 

A secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Monteiro, enfatiza que a iniciativa consolida a política de regionalização no Tocantins. “A proposta visa fortalecer a governança, qualificar os serviços e integrar os municípios em uma rede de desenvolvimento turístico sustentável. Com isso, buscamos tornar a cadeia produtiva do turismo mais competitiva e contribuir para o crescimento econômico e social do Tocantins”, destacou.

 

O projeto percorrerá, entre os meses de março e abril, as seguintes regiões: Paraíso do Tocantins: Serras e Lago - Lagos e Praias do Cantão; Araguaína: Vale dos Grandes Rios - Bico do Papagaio e Mateiros: Encantos do Jalapão.

 

O projeto conta com a parceria das prefeituras e reúne gestores municipais e regionais de turismo, membros dos Conselhos Municipais de Turismo e das Instâncias de Governança Regionais, além de estudantes e empreendedores do segmento turístico.

 

Balanço 2025

O projeto itinerante Turismo na Estrada, realizado entre os meses de março e maio de 2025, promoveu workshops, palestras e atividades interativas nas sete regiões turísticas do estado, alcançando 450 pessoas de 75 municípios.

 

Pesquisa

Durante os encontros, a Setur realizou uma pesquisa para avaliar o grau de satisfação dos participantes. Conforme o levantamento, 98% afirmaram que o evento atendeu às suas expectativas e outros 97% avaliaram o conteúdo trabalhado como excelente. Os temas mais relevantes, segundo os participantes, foram: Mapa do Turismo, Temporada de Praia e ICMS do Turismo Sustentável.

 

Nas sete regiões turísticas do estado, as cidades-sede dos encontros do projeto na edição passada foram: São Félix (Encantos do Jalapão), Augustinópolis (Bico do Papagaio), Babaçulândia (Vale dos Grandes Rios), Paranã (Serras Gerais), Porto Nacional (Serras e Lago), Araguacema (Lagos e Praias do Cantão) e Cristalândia (Ilha do Bananal).

Comentários (0)