UFNT abre 273 vagas para reintegração de estudantes em cursos de graduação

Processo seletivo permite o retorno de ex-alunos da UFNT a cursos presenciais no semestre 2026.1, por meio de reingresso administrativo; inscrições são gratuitas exclusivamente pela internet até 11/02

Crédito: Divulgação

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), publicou o Edital de Reintegração nº 1/2026, que regulamenta o Processo Seletivo de Reintegração para o semestre letivo 2026.1. Ao todo, estão sendo ofertadas 273 vagas em cursos de graduação presenciais nos centros de Araguaína e Tocantinópolis. Confira o edital aqui.

 

 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no período de 15 de janeiro a 11 de fevereiro de 2026, por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela Prograd. No ato da inscrição, é obrigatória a anexação da documentação exigida em edital, incluindo histórico escolar com coeficiente de rendimento e declaração de nada consta.

 

 

O processo destina-se a estudantes da própria UFNT que se encontram nas situações de desistente, desvinculado ou jubilado, desde que o desligamento tenha ocorrido há, no máximo, seis anos, considerando a data de criação da universidade, em 8 de julho de 2019. Para participar, o candidato deve ter concluído pelo menos 20% da carga horária total do curso e solicitar o retorno para o mesmo curso, câmpus e turno de origem.

 

 

A reintegração ocorrerá por meio de reingresso administrativo, condicionado à existência de vaga e à análise da coordenação ou colegiado do curso. O estudante reintegrado poderá ser submetido a adaptações curriculares, em razão de eventuais alterações no projeto pedagógico, e deverá cumprir um plano de estudos elaborado pela coordenação do curso.

 

 

Etapas

O processo seletivo será composto por duas etapas: a primeira consiste na análise classificatória da documentação, com base no coeficiente de rendimento acadêmico e no percentual de carga horária já cursada; a segunda etapa, de caráter eliminatório, verifica a existência de critérios impeditivos, como sanções administrativas ou vínculo ativo com outro curso de graduação.

 

 

A divulgação do resultado está prevista para o dia 13 de fevereiro de 2026, e a lista dos candidatos classificados será publicada no site oficial da UFNT. Informações adicionais e o edital completo podem ser consultados na página da Prograd.

Comentários (0)