A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) confirmaram, nesta sexta-feira, 13, o interesse e a disponibilidade orçamentária para aderir ao Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato). Com isso, devem iniciar formalmente as tratativas para que as duas instituições possam utilizar as notas obtidas pelos participantes do exame como critério de seleção para ingresso em seus cursos de graduação a partir de 2025. Assim, os cerca de 3,9 mil inscritos que devem fazer a prova da primeira edição do Exato neste domingo, 15, agora têm uma motivação a mais, pois a nota da prova poderá valer o ingresso não apenas na UFT, mas nas três instituições públicas federais de ensino superior do estado. Na UFT, o Exato será utilizado já no primeiro semestre de 2025 para as vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Vestibular 2025/1.
As negociações com outras instituições acontecem desde outubro a partir de apresentações sobre o Exato realizadas pela equipe técnica da Comissão Permanente de Seleção da UFT (Copese). "Desde o início da formatação da proposta nós temos trabalhado nessas articulações com o intuito de ampliar a abrangência do exame. Estamos muito felizes em poder anunciar essas primeiras confirmações e vamos continuar trabalhando para que o Exato alcance todos os seus objetivos", afirmou o pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari, que lidera o projeto.
O Exato é uma iniciativa inovadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que visa dinamizar e ampliar o acesso ao ensino superior no Tocantins, reduzir a evasão e a ociosidade de vagas, além de promover melhorias na educação como um todo, por meio de um acompanhamento da evolução dos estudantes e de diagnósticos sobre a Educação Básica e o perfil dos ingressantes na Educação Superior. A exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exato não é um processo seletivo em si, mas uma prova de habilitação cujas notas poderão ser utilizadas pelos participantes em diversos certames. Os interessados poderão participar de diferentes edições para tentar melhorar seu desempenho.
Segundo o pró-reitor de Graduação da UFNT, Braz Batista Vas, a intenção da entidade é utilizar a nota do Exato para ingresso de alunos a partir do segundo semestre letivo de 2025 em parte das vagas de todos os seus 17 cursos de graduação presenciais. A proporcionalidade da oferta de vagas entre o Exato, o Sisu e eventuais outras formas de ingresso na UFNT ainda será discutida nos Conselhos Superiores da instituição. "Nós vivemos um contexto nacional de dificuldades em relação ao preenchimento de vagas no ensino superior e execução de processos seletivos. Por isso, a proposta do Exato nos interessou, justamente por ser um exame que gera a habilitação do aluno, à semelhança do Enem, para participar de diferentes seleções. Isso dá mais flexibilidade e amplia as possibilidades tanto dos estudantes quanto da instituição para trazer e reter alunos", avaliou Vas, ressaltando que a parceria fortalece as instituições federais de ensino superior do estado.
O reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, se manifestou por meio ofício, e disse que a proposta vai "aprimorar a forma de ingresso nas nossas instituições".
Comentários (0)