UFT abre inscrições para o 1º Bacharelado em Inteligência Artificial do Tocantins

Ao todo, são ofertadas 20 vagas (referentes a 50% das vagas anuais) distribuídas entre ampla concorrência, ações afirmativas para indígenas e quilombolas e o sistema de cotas

Crédito: Freepik

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) passa a ofertar, a partir de 2026, o Bacharelado Interdisciplinar em Inteligência Artificial, novo curso de graduação que amplia a atuação da instituição na área de tecnologias estratégicas e inovação.

 

 

Para viabilizar o ingresso na nova graduação, a UFT está com inscrições abertas para o Processo Seletivo pela Nota do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato). Ao todo, são ofertadas 20 vagas (referentes a 50% das vagas anuais) distribuídas entre ampla concorrência, ações afirmativas para indígenas e quilombolas e o sistema de cotas.

 

 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até as 20h do dia 11 de fevereiro de 2026, exclusivamente pelo Sistema de Ingresso na Graduação (Sigrad) da UFT.

 

 

O curso

De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFT, Valdirene de Jesus, o lançamento do curso representa um avanço estratégico alinhado ao programa Universidades Inovadoras, do Governo Federal. A formação é estruturada em dois ciclos: o primeiro contempla fundamentos e o núcleo tecnológico, enquanto o segundo foca em aplicações setoriais.

 

 

Nesta segunda etapa, o acadêmico poderá direcionar sua formação para áreas como Governança Digital, Direito e Sociedade; Bioeconomia, Agro Tech e Sustentabilidade; Saúde Digital e Sistemas de Engenharia (IoT); e Economia Criativa, Turismo e Desenvolvimento Territorial. “É um curso que foi pensado para responder às demandas contemporâneas e aos desafios regionais”, explicou a pró-reitora.

 

 

O Bacharelado será ofertado no período noturno, no Câmpus de Palmas, integrando as diretrizes do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Valdirene destaca que o curso reforça o compromisso institucional com a inovação e a inserção dos estudantes em áreas de alta demanda no mercado de trabalho.

 

 

“Temos o compromisso de formar um profissional com perfil interdisciplinar, capaz de integrar conhecimentos tecnológicos e humanísticos para criar soluções que atendam aos desafios da sociedade, com foco no desenvolvimento local e na Amazônia Legal", concluiu a pró-reitora.

 

 

Resumo da Oferta:

Curso: Bacharelado Interdisciplinar em Inteligência Artificial

Período: Noturno (Câmpus Palmas)

Vagas: 40 anuais (20 via PS Exato e 20 via Sisu)

Duração: 4 anos

Início das aulas: 23 de fevereiro

Mais informações: uft.edu.br

Comentários (0)