UFT oferta vagas em cursos por meio de transferências, reingresso e ingresso

Candidatos que desejarem solicitar isenção da taxa devem fazer o pedido entre os dias 4 e 7 de agosto, conforme orientações do edital

Crédito: Daniel dos Santos/UFT

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) publicou o edital do Processo Seletivo Extravestibular 2026/1, que oferta 847 vagas remanescentes em cursos de graduação presenciais. O processo contempla quatro modalidades de ingresso: transferência interna, transferência externa, reingresso e ingresso de portador de diploma de curso superior.

 

 

As inscrições estarão abertas no período de 4 a 27 de agosto de 2025, exclusivamente pelo site www.uft.edu.br/concursos-e-selecoes. A taxa de inscrição deve ser paga até a data de vencimento indicada no boleto gerado após o preenchimento do formulário eletrônico. Candidatos que desejarem solicitar isenção da taxa devem fazer o pedido entre os dias 4 e 7 de agosto, conforme orientações do edital.

 

 

A prova será aplicada no dia 28 de setembro de 2025, nas cidades de Arraias, Gurupi e Palmas. O resultado final está previsto para o dia 16 de outubro de 2025.

 

 

Modalidades

A Transferência Interna é voltada a estudantes regularmente matriculados na UFT que desejam mudar para um curso afim, no mesmo ou em outro câmpus, desde que cumpram os percentuais exigidos de carga horária conforme o edital. A mudança de turno não se enquadra nesta modalidade e deve seguir edital específico.

 

 

A Transferência Externa: destinada a estudantes com matrícula ativa ou trancada em cursos de graduação de outras instituições brasileiras, que queiram migrar para a UFT em cursos de mesma área ou afins, conforme as regras e os percentuais estabelecidos.

 

 

O reingresso é  para ex-estudantes da UFT que se desvincularam da Universidade, desde que não tenham sido jubilados ou desligados por questões disciplinares, e que cumpram os critérios de carga horária exigidos.

 

 

Já o reingresso de Portador de Diploma, é a opção para quem já possui um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) e deseja cursar uma segunda graduação na UFT, dentro das áreas e critérios de afinidade estabelecidos.

 

 

De acordo com o edital, este processo seletivo não contempla reserva de vagas prevista pela Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), pois é destinado a pessoas que já ingressaram no ensino superior. Também não abrange cursos com oferta especial (como PARFOR, PRONERA ou convênios específicos).

 

 

Os candidatos devem estar atentos a todos os critérios e prazos do edital, bem como à documentação necessária.Confira o edital completo no link abaixo:

 

Extravestibular 2026.1

 

 

Dúvidas podem ser encaminhadas à Comissão de Processos Seletivos da UFT pelo e-mail: copese@uft.edu.br

 

Comentários (0)