UFT oficializa posse de imóvel avaliado em R$ 6,4 mi para futura Casa do Estudante

A formalização da doação do prédio, localizado na quadra 302 Norte, foi realizada pela SPU/TO. O imóvel será cedido à universidade por dez anos, com possibilidade de prorrogação

Crédito: Amanda Annie

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) oficializou a posse de um imóvel avaliado em R$ 6.489.000,00, que será transformado na futura Casa do Estudante do Câmpus de Palmas. A formalização foi realizada na sexta-feira, 25,  por meio da assinatura do termo de doação do prédio pela Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU/TO). Localizado na quadra 302 Norte, em Palmas, o local permanecerá sob domínio da União, mas será cedido à UFT por um período inicial de dez anos, com possibilidade de prorrogação por mais dez. 

 

O prédio, que anteriormente abrigava o Tribunal de Contas da União (TCU), possui mais de quatro mil metros quadrados de área construída e será adaptado para atender as necessidades dos estudantes da universidade. O superintendente da SPU/TO, Edy César, explicou que a proposta é transformar o local em um grande centro de extensão. “Lá tem um grande auditório com cinema, ar-condicionado nos quartos, é um prédio central com 4 mil metros quadrados. Acho que essa experiência pode tornar uma das melhores casas do estudante do Brasil”, afirmou César.

 

O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, destacou a importância da posse para atender às necessidades dos estudantes do Câmpus de Palmas. "A gente coroa com êxito essa vontade dentro de uma política pública, de forma que é um momento muito importante para todos nós e a expectativa agora é que a gente possa, em breve, ter essa moradia em condições de ocupação e utilização por parte dos estudantes", afirmou o reitor.

 

Já o pró-reitor de Assistência Estudantil, Kherlley Barbosa, ressaltou o impacto positivo para os estudantes em situação de vulnerabilidade. "É uma necessidade de muitos estudantes do câmpus, estudantes que vêm de fora, de outras cidades, estudantes também de baixa renda. Os preços de locação de imóvel na cidade são muito altos, então a moradia estudantil vem atender essa demanda de grande parte dos estudantes de baixa renda do câmpus", explicou Barbosa.

 

A Casa do Estudante de Palmas será um dos principais instrumentos de apoio à permanência estudantil da UFT. Com a oficialização da posse do imóvel, a universidade agora tem respaldo jurídico e patrimonial para seguir com os projetos de melhorias e expansão do serviço, que visa proporcionar condições de moradia digna para os estudantes que mais necessitam.

 

Comentários ()