UFT recebe nota 4 em recredenciamento do Ministério da Educação

Instituição foi avaliada pelo Conselho Nacional de Educação que aprovou, por unanimidade, recredenciamento por mais oito anos, com conceito 4, de um máximo de 5

"UFT está muito bem estruturada dentro dos quesitos avaliados", diz pró-reitor
Descrição: "UFT está muito bem estruturada dentro dos quesitos avaliados", diz pró-reitor Crédito: UFT/Divulgação

A Universidade Federal do Tocantins divulgou na manhã desta segunda-feira, 22, que a instituição foi recredenciada junto ao Ministério da Educação (MEC) com conceito 4, de um máximo de cinco. A avaliação foi realizada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e publicada no Diário Oficial da União no último dia 18 de outubro.

 

 “Isso nos dá uma tranquilidade do ponto de vista jurídico/ institucional, uma vez que esse documento aprovado é a base de todas as normativas, resoluções e funcionamento de nossa instituição”, explicou o reitor, Luiz Eduardo Bovolato.

 

“O recredenciamento nos habilita com mais tranquilidade a enfrentar questões internas, que vão desde a comunicação organizacional, até uma discussão da forma que a universidade é constituída. Foi uma notícia muito boa que tivemos com essa publicação”, comemora o reitor.

 

O processo

 

O recredenciamento é feito após a Universidade receber uma comissão de avaliação designada pelo MEC. No ano passado a comissão composta pelos professores Francisco Artur Braun Chaves (coordenador), Angelo Luiz Cortelazzo e Erineu Wonibaldo Schwingel recebeu a incumbência de realizar a avaliação. Para isso, eles mantiveram contato entre si e com a Instituição para propor a agenda de trabalho e verificação in loco.

 

O pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Andrea Lemus Erasmo, explicou que a UFT estava com processo de recredenciamento aberto há mais ou menos 5 anos, por diferentes motivos do próprio MEC.

 

“A avaliação dada à Universidade foi muito boa. No PDI fomos avaliados como excelentes, com nota 5. Com isso o MEC diz que a UFT está apta para fazer o seu trabalho e haverá outra avaliação somente em oito anos, isso significa que consideram que a universidade está muito bem estruturada dentro dos quesitos avaliados”, destaca o pró-reitor de Avaliação e Planejamento.

Comentários (0)